Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Portugal em alerta por causa do mau tempo

Agitação marítima e vento forte colocam Açores sob alerta.
2 de Novembro de 2015 às 07:10
Rajadas de vento entre os 70 a 100 quilómetros por hora
Rajadas de vento entre os 70 a 100 quilómetros por hora FOTO: Frederic J. Brown/AFP/Getty Images
Quatro distritos do continente e as ilhas açorianas de São Miguel e de Santa Maria estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste, com três a quatro metros entre as 04h00 e as 21h00 desta segunda-feira, sendo que em Faro o aviso para a agitação marítima prolonga-se até às 00h00 de terça-feira.

Os quatros distritos estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento moderado, por vezes forte, com rajadas até 80 km/hora na faixa costeira, entre as 04h00 e as 15h00 desta segunda-feira.

Quatros barras fechadas
Quatro barras do continente estão fechadas a toda a navegação e outras seis condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, informou a Marinha portuguesa.

De acordo com a informação disponível na página da Marinha na Internet às 06h00, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação, devido à previsão de agitação marítima forte.

A Marinha informou também que as barras da Figueira da Foz, Faro e Vila Real de Santo António estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior 11 e 10 metros, respetivamente.

A barra de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

Na barra de Vila do Conde, a restrição é para embarcações com calado superior a 12 metros, enquanto a de Aveiro está fechada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)