Altas temperaturas e pandemia do Covid-19 obrigam automobilistas a cuidados redobrados.
Está ainda bem presente na memória a invasão de milhares de portugueses às praias de norte a sul do país no último fim-de-semana. Filas e filas quilométricas, com as pessoas a "torrarem" ao sol dentro dos carros transformados em fornos, com temperaturas bem superiores a 30º C.
                                Face a este suplício, qualquer automobilista sente que é quase uma dádiva dos céus quando, por fim, consegue chegar à sua praia preferida.
O que muitas vezes esquece quando regressa a casa, no entanto, são os danos que o carro poderá sofrer nestas viagens se não estiver particularmente atento.
Sim, o automóvel não ganha muita saúde quando fica horas e horas sob um sol inclemente, sem esquecer a areia e o sal que o vento ajuda a fustigar a chapa.
O que fazer primeiro?
Sim, é de todo conveniente dar um tratamento adequado à viatura para que ela não se ressinta demasiado das sucessivas idas à praia, seja nas férias ou no fim-de-semana.
                                Os conselhos são todos os anos os mesmos, mas este Verão ganham particular importância devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus.
Com o carro parado há meses, só usado para trajectos demasiado curtos devido ao confinamento imposto aos portugueses, é de todo aconselhável fazer-lhe uma inspecção rápida.
Confirmar os níveis dos fluidos, como o óleo do motor, o anti-congelante e o líquido dos travões são os primeiros passos a dar antes de iniciar a viagem, principalmente quando ela é longa.
E não se esqueça de dar uma vista de olhos ao líquido do limpa pára-brisas, que nestas idas à praia assume um papel primordial.
De seguida, veja a pressão e o estado dos pneus, incluindo o sobressalente, e a carga da bateria, entre outros pormenores.
                                Sabendo que o asfalto demasiado quente pode danificar ainda mais os pneus já desgastados, veja se não será melhor substituí-los por um jogo novo, evitando um furo ou o próprio rebentamento do pneumático.
A lei dita a troca quando os sulcos chegam aos 1,6 mm de profundidade, mas recomenda-se a substituição quando chegarem aos 2 mm.
Chegados ao destino, o bom senso diz-nos para estacionar algo distante da praia e à sombra, para a viatura não sofrer demasiado com a maresia e o sol.
                                Acontece exactamente o contrário, na maior parte das situações, obrigando-nos a ter uma atenção redobrada para mais tarde não sofrermos dissabores na carteira
Pode parecer ridículo, mas convém estacionar o veículo com a traseira virada para o mar.
Desta forma evita-se que a brisa marítima, carregada de sal, a que se pode somar a areia se o vento soprar com força, entre directamente pela grelha do motor.
Quanto à chapa, pouco há a fazer, a menos que leve uma capa protectora para cobrir a carroçaria e, ao mesmo tempo, protegê-la do sol.
Há várias opções no mercado e nem são demasiado caras, mas, raramente são utilizadas… muito por preguiça!
Quem sofre é a chapa e o motor, se não se derem umas "mangueiradas" rápidas numa estação de lavagem quando se voltar a casa. E não se esqueça de lavar as jantes e por baixo da carroçaria.
                                É outra das questões com que os veraneantes são incomodados. A areia é para deixar no areal, a menos que queira trazer uma recordação de um dia bem passado na praia.
Sacudir e limpar os chinelos e as sapatilhas, assim como o guarda-sol e as toalhas antes de entrar no carro é a regra a seguir. E talvez seja melhor comprar umas capas para cobrir os bancos. Evita estragos maiores, principalmente se os corpos ainda vêm molhados ou se começam a suar.
Chegados a casa, bater os tapetes não é má ideia mas, ao fim de alguns dias, também não é de menosprezar uma aspiração mais eficaz ao interior, para tirar a areia e a sujidade que teimam em esconder-se.
A pandemia do Covid-19 obrigou a precauções redobradas na limpeza do habitáculo com geles desinfectantes mas, se a saúde é a preocupação principal, os danos que eles podem provocar também são elevados.
                                Álcool e altas temperaturas não ligam nada bem, já que podem fazer estalar as superfícies do volante, painéis e puxadores das portas, e tablier que se vão limpar.
A limpeza deverá acontecer logo de manhã ou ao final do dia, quando o calor se faz sentir menos, prevenindo assim esses problemas.
E, não se esqueça: nunca deixe os geles hidra-alcoólicos no interior, principalmente se pensa desinfectar as mãos quando chegar ao carro. Estando eles quentes, corre o risco de sofrer queimaduras na pele!
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
                        O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário. 
                        O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
                    
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
                    Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login. 
                    Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
                
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.