page view

Cancro mata jornalista e humorista

Jornalista Pedro Cruz e ator Ricardo Peres morreram este fim de semana.

22 de abril de 2024 às 01:30

Morreu este domingo Pedro Cruz, vítima de um cancro do pulmão, no Hospital CUF Tejo, em Lisboa, confirmou a família. Tinha 53 anos. O Governo já lamentou a morte do jornalista. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, escreveu nas redes sociais que “o jornalismo português perde uma das suas referências”, dirigindo os seus sentimentos “aos familiares, amigos e colegas de profissão”.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, confessou ter recebido a notícia com um “enorme choque”. “Foi com enorme pesar que soubemos hoje da morte de Pedro Cruz, um grande jornalista, um homem de imensa afabilidade, um profissional por vocação e que é da geração do senhor primeiro-ministro e da minha”, lamentou o governante.

Apaixonado pelo jornalismo desde os 11 anos, Pedro Cruz formou-se na Escola Superior de Jornalismo do Porto e também deu aulas de Rádio e Televisão, na Universidade Católica. Integrava atualmente a direção da Global Media. Antes, foi diretor-executivo da rádio TSF (2021 a 2023) e destacou-se também ao serviço da SIC, na qual trabalhou desde o final da década de 90 (1998/99) até 2021 e onde exerceu os cargos de coordenador da redação do Porto e subdiretor de informação do canal de Paço de Arcos.

Acompanhava com maior profundidade as áreas de Política e Internacional, tendo estado presente em diversas situações de conflito e tensão internacional, nomeadamente no Kosovo, na Síria, na Albânia, no Haiti, no Líbano e na Ucrânia.

O velório de Pedro Cruz realiza-se esta segunda-feira na Aveleda (Vila do Conde). Segue depois para a Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, onde, a partir das 16h00, se realiza o funeral.

Mensagem do CM

Quero endossar, em meu nome e em nome do projeto CM, sentidas condolências à família neste momento doloroso. Conheci o Pedro Cruz em 2000, quando fui trabalhar para a SIC e ajudar a fundar a SIC Notícias. O Pedro foi sempre um colega leal e justo, um bom chefe que defendia os seus com unhas e dentes. Jamais guardou ou mostrou rancor, mesmo quando se sentiu injustamente tratado. Era trabalhador e talentoso, lúcido de uma forma que chegava a parecer ríspida, mas sempre afetuoso. O Pedro Cruz fará falta ao jornalismo.

Amigos recordam ator de "Humor Imbatível"

Morreu no sábado, aos 49 anos, o ator Ricardo Peres, que foi um dos fundadores do grupo de humor de improviso Commedia à la Carte. A notícia foi avançada no Instagram pelo ator e apresentador José Pedro Vasconcelos, de quem era próximo. Ricardo Peres tinha sido diagnosticado no início do ano com cancro no pulmão e nos ossos.

Ricardo fez parte dos Commedia à la Carte, grupo criado em 2000, com César Mourão e Carlos M. Cunha, e integrou o elenco dos programas ‘SIC 10 Horas’ e ‘5 Para a Meia-Noite’ (RTP). Nos últimos anos dedicava-se à produção de teatro.

Este domingo, nas redes sociais, multiplicaram-se as homenagens a Ricardo Peres. José Pedro Vasconcelos lembrou a “vida cheia” do artista, de quem era amigo há 31 anos. Maria Rueff homenageou o colega de “bom coração, olhar cúmplice e sorriso franco”. Já César Mourão recordou-lhe o “humor imbatível” e, numa mensagem sentida, confessou: “Pensei que eras imortal.” Fátima Lopes falou num “magnífico ator que amava o que fazia”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8