Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Lar ilegal encerrado

Idosos foram retirados para casa de familiares e instituições.
Ana Palma 31 de Julho de 2015 às 14:54
Lar funcionava numa vivenda perto de Albufeira. Linda  Arvela, proprietária, garante que espaço tem boas condições
Lar funcionava numa vivenda perto de Albufeira. Linda Arvela, proprietária, garante que espaço tem boas condições FOTO: Pedro Noel da Luz
Pouco passava das 08h30 desta quinta-feira quando técnicos da Segurança Social do Algarve, apoiados por militares da Secção de Programas Especiais da GNR de Albufeira, da equipa ‘Idosos em Segurança’, se dirigiram a uma vivenda na Urbanização das Amendoeiras, para proceder ao encerramento de um lar de idosos ilegal que ali funcionava há quatro anos. Nove idosos foram retirados para casa de familiares e outros dois para instituições.

A proprietária do lar, Linda Arvela, confirmou a situação ao Correio da Manhã mas garantiu que os utentes – 10 mulheres e um homem, com idades entre os 85 e os 98 anos – eram "bem tratados" e o lar tinha "boas condições". "Penso que encerraram o lar por não ter obedecido a determinadas burocracias exigidas pela Segurança Social. Os idosos sempre foram aqui bem tratados, higienizados e acarinhados", frisou. Isso mesmo foi confirmado ao CM por uma das utentes, Maria Luísa Dinis, que vai para casa de familiares. "Gostaria de continuar no lar, se pudesse", contou.

Já no ano passado, a proprietária do lar de idosos tinha recebido ordem da Segurança Social para encerrar o espaço, mas não obedeceu por considerar que o este "oferecia boas condições" aos utentes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)