page view

Lisboa: passe de bicicleta custa 36€ por ano

Cidade vai contar com 1140 velocípedes e 140 estações de troca.

11 de fevereiro de 2016 às 08:33

O passe para usar a rede de bicicletas partilhadas em Lisboa vai custar 36 euros/ano e o bilhete diário 10 euros, segundo um estudo revelado ao CM pela EMEL, empresa municipal que vai lançar este mês o concurso público de prestação de serviços. Não está previsto um passe mensal.Até ao final do mês serão analisados os 400 contributos e em março será apresentado o projeto final. As obras avançarão em junho ou julho.

Numa primeira fase, a empresa que ganhar o concurso – valor base de 28,9 milhões de euros – terá de fornecer 1440 bicicletas (algumas poderão ser elétricas) e 140 estações de troca em quatro grandes zonas da cidade: planalto central (avenidas novas), eixo central ( av. da República até à baixa), zona ribeirinha e Parque nas Nações.

A partilha de bicicletas já existe em várias cidades europeias, como Madrid, Paris, Londres, Barcelona e Dublin. Em Lisboa deverá estar operacional na primavera de 2017.

Apesar da aposta nas bicicletas, ninguém vai poder usá-las na Segunda Circular. Fernando Medina, presidente da câmara, voltou ontem a afastar essa possibilidade. A garantia foi dada à margem da Assembleia Municipal de ontem, na qual foram aprovadas por unanimidade 34 recomendações à câmara, como a substituição das árvores por arbustos – no corredor central – e o limite bi-horário de velocidade.

Até ao final do mês serão analisados os 400 contributos e em março será apresentado o projeto final. As obras avançarão em junho ou julho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8