Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Madeira com primeiro caso positivo de coronavírus em contexto escolar

Região tem um total de 101 doentes ativos.
Lusa 18 de Outubro de 2020 às 21:00
Sala de aula
Sala de aula FOTO: Vítor Mota
A Madeira registou este domingo sete novos casos positivos de covid-19, entre os quais um primeiro em contexto escolar, de um jovem com 31 contactos identificados, totalizando a região 101 doentes ativos, informou a autoridade regional de saúde.

O boletim epidemiológico divulgado pelo Instituto de Administração de Saúde da Madeira (IASaúde) aponta que "hoje há sete novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 320 casos confirmados de covid-19 no território regional".

O instituto destaca que se regista a primeira situação confirmada "em contexto escolar", mencionando que "o jovem em causa frequentou a escola no dia 14 e 15 de outubro após ter tido contacto próximo com um caso positivo de covid-19".

"Foram identificados 31 contactos do jovem no contexto escolar, 12 dos quais foram contactos próximos", pode ler-se no boletim difundido pelo IASaúde.

Ainda salienta que "a direção da escola foi alertada e os contactos estão a ser informados e testados durante o dia de hoje".

"Assinala-se a determinação da autoridade de saúde para o confinamento de todos os contactos identificados, o que envolve a restrição às aulas de uma turma", aponta, assegurando que "a investigação epidemiológica está em curso, podendo a autoridade de saúde determinar novas medidas, conforme a avaliação do risco".

Sobre os novos casos, a autoridade regional de saúde resume que quatro são "importados, sendo dois provenientes do Reino Unido, um da Venezuela e outro da Região Sul de Portugal", além de três situações de transmissão local.

"Os três casos de transmissão local correspondem a contactos próximos de um caso importado recentemente diagnosticado, que foram alvo de teste", estando "outros oito contactos deste caso em estudo", menciona.

O IASaúde indica que a região totaliza este domingo "101 casos ativos, dos quais 92 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e nove são de transmissão local".

No mesmo documento aponta que estes doentes com situação ativa estão em quarentena, com 56 pessoas a cumprir isolamento numa unidade hoteleira e 45 em alojamento próprio.

Além destes casos, existem outras "41 situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde", decorrendo as investigações epidemiológicas, noticia.

A autoridade regional destaca também que mais três pessoas foram dadas como recuperadas, ascendendo a 219 este tipo de situações na região.

No boletim, recorda que até este domingo a Madeira contabilizou um total de 1.780 notificações de casos suspeitos de covid-19, "dos quais 1.460 não se confirmaram".

Em acompanhamento pelas autoridades regionais nos diferentes concelhos da Madeira estão 20.514 pessoas com recurso à aplicação telemóvel MadeiraSafe, das quais 9.359 estão em vigilância ativa.

Sobre a realização de testes de despiste na Madeira, o IASaúde realça que no rastreio efetuado aos viajantes nos portos e aeroportos da região foram recolhidas um total cumulativo de 86.839 colheitas para teste à covid-19 até às 19h00 deste domingo.

Por seu turno, o laboratório do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) processou 136.135, amostras

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.181 pessoas dos 99.911 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários