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Mais de 88 mil alunos concorrem para o ensino superior

Exames nacionais do secundário com 160 680 inscritos. Primeira fase inicia-se na próxima terça-feira.

10 de junho de 2025 às 01:30

Mais de 88 mil dos 160 680 alunos inscritos para os exames nacionais do secundário concorrem para o ensino superior. Os dados revelados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação indicam que está previsto realizarem-se 341 708 exames nacionais, dos quais quase um quarto (81 005) são de Português, que é obrigatório para a conclusão do ensino secundário.

Há mais inscritos do sexo feminino (89 474) e a média etária dos alunos é de 17,14 anos. A grande maioria dos inscritos está nos cursos Científico-Humanísticos (86%), seguindo-se alunos dos Cursos Profissionais (9%). Por cursos do secundário, é Ciências e Tecnologias que congrega mais alunos inscritos para exame (65 658), seguindo-se Línguas e Humanidades (40 626), Ciências Socioeconómicas (18 455) e Artes Visuais (11 519).

Mais de 126 mil alunos inscreveram-se a pelo menos um exame para aprovação, quase 124 mil inscreveram-se a pelo menos um exame como interno, mais de 31 mil inscreveram-se em pelo menos um exame para melhoria, e 29 783 inscreveram-se apenas em exames para acesso ao ensino superior.

A 1ª fase de exames do secundário inicia-se desta terça-feira a uma semana, com as provas de Português e de várias línguas estrangeiras, e prolonga-se até 30 de junho. A afixação das pautas com as classificações dos exames da 1ª fase será a 15 de julho, seguindo-se a 2ª fase de exames, entre 18 e 24 de julho, cujas notas são publicadas a 5 de agosto.

Exames nacionais do secundário: Português lidera com 81 005 inscritos
Exames nacionais do secundário: Português lidera com 81 005 inscritos FOTO: Ministério da Educação, Ciência e Inovação/IAVE

A Direção-Geral do Ensino Superior abriu 55956 vagas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior (regime geral), no ensino público. As universidades privadas abrem 18831 vagas.

Estão a decorrer até dia 20 a prova Diagnóstico de Fluência Leitora, pelos alunos do 2º ano. O objetivo é avaliar a velocidade e fluência na leitura, não contando para a classificação do aluno.

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