page view

Matosinhos: 15 mil pessoas pintadas dos pés à cabeça

Ideia da iniciativa é percorrer os "cinco quilómetros mais felizes do planeta" (com fotogaleria).

07 de abril de 2013 às 16:34

Apesar da chuva e da crise económica e política, 15 mil portugueses pintaram de alegria, cor e entusiasmo a 'color run' de Matosinhos, numa experiência arco-íris que cumpriu a promessa dos "cinco quilómetros mais felizes do planeta" (com fotogaleria).

Partindo em grupos de mil, os participantes que aderiram  a esta iniciativa podiam correr, caminhar, rastejar ou até locomover-se em cadeira de rodas, dando asas à imaginação numa experiencia impar e sem qualquer intuito competitivo, apenas dedicado ao convívio e diversão.

"Com amigos e força de vontade não há nada que nos impeça de vir. Espero divertir-me, principalmente", confessa Pedro Sá, já completamente pintado antes de iniciar, em cadeira de rodas, o percurso que a cada quilómetro dá uma nova cor aos participantes, nas "color stations".

Inspirado originalmente no "holi", o festival religioso primaveril dos hindus, da Índia e que faz da cor a sua "doutrina", o "color run" foi recuperado como conceito de diversão e alegria nos Estados Unidos, de onde Portugal importou a ideia.

As condições atmosféricas que já tinham motivado o adiamento do evento inicialmente previsto para 10 de março voltaram a não ajudar, mas foram ignoradas por jovens, mais idosos e crianças, num festival colorido nunca vista em Portugal e que trouxe gente de muitos lados.

"Vim cá pela festa, alegria. Esquecer a crise e dar o máximo por Portugal. A nossa classe política não interessa, importa é o todo", vincou Bruno Faria, de Felgueiras.

Trajados com as mais diversas e criativas indumentárias, os participantes começaram a prova junto ao porto de Leixões, invadiram a A28 no sentido Viana do Castelo, coloriram Leça da Palmeira, passaram a ponte móvel, embrenharam-se na cidade de Matosinhos e terminaram próximo do local da partida.

Em vários pontos do percurso, equipas especializadas em cores específicas pulverizavam todos os que passavam pelos diversos postos de controlo, um dos maiores contributos para o amplo arco-íris nos rostos e indumentária (inicialmente, branca) de todos.

A partir das 12h30 os foliões concentraram-se em torno de um palco onde a música, dança e cor reinaram, não havendo registo de participante imune à cor e entusiasmo que marcaram o evento.

Esta foi a primeira "color run" na Europa, mas Portugal vai ter direito a mais duas, a primeira em Coimbra a 04 de maio e depois em Lisboa a 06 de julho.

O promotor, Jorge Azevedo, garante que em 2014 serão mais as cidades que vão receber a iniciativa.

Parte das receitas do evento - as inscrições variavam entre os 15 e os 23 euros - revertem para a Associação A Casa do Caminho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8