page view

Meio milhão de portugueses consome regularmente canábis

Panorama no consumo de bebidas alcoólicas revela também um crescimento.

29 de janeiro de 2019 às 08:46

Portugal regista um aumento gradual do consumo de canábis, desde há seis anos. Os últimos dados disponíveis revelam que há meio milhão de portugueses que regularmente recorrem a esta droga.

O panorama no consumo de bebidas alcoólicas revela também um crescimento. Segundo o relatório anual referente aos ‘Comportamentos Aditivos e Dependências’ foi registado um "aumento dos consumos de risco e dependência de álcool e canábis em mulheres e homens mais velhos".

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), em Portugal, o número de mortes ligadas ao álcool é muito elevado entre jovens: uma em cada sete mortes entre os 15 e os 19 anos e uma em cada cinco mortes entre os 20 e os 24 anos. Realidade que levou, ontem, Carina Ferreira Borges, responsável da OMS Portugal a defender o "aumento do preço das bebidas alcoólicas, para diminuir a disponibilidade que existe no mercado".

No relatório a ser apresentado amanhã, no Parlamento, o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências conclui - com base nos dados referentes a 2017 - que também "nos jovens de 18 anos houve um aumento ligeiro, mas contínuo nos consumos de canábis e álcool".

PORMENORES

Consumo regular a subir

A canábis com fins recreativos é usada regularmente por cerca de meio milhão de portugueses, sendo que dois terços dos consumidores a usam quatro ou mais vezes por semana, segundo um inquérito.

Uso para fins medicinais

A legalização do uso de produtos feitos à base de canábis para fins medicinais foi aprovada pelo Parlamento no ano passado, faltando agora regulamentar a lei .

Procura de tratamento

A dependência da canábis é a mais referida por parte de quem procura tratamento. A toxicidade aumentou com os níveis do composto responsável pelos efeitos alucinogénios a evoluir de 3% para 10% ou 20%.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8