page view

Mentes por detrás do controlo da pandemia em Portugal lançam livro a explicar decisões

Novo livro sobre a Covid-19 vai explicar o porquê de termos ficado confinados em casa durante semanas a fio.

11 de maio de 2022 às 13:52

COVID-19 em Portugal: a estratégia. É este o nome do novo livro que vem explicar aos portugueses como é que se conseguiu controlar a pandemia de Covid-19 em Portugal durante os últimos dois anos. A obra é da autoria de especialistas e peritos ouvidos aquando das reuniões com Governo e DGS no Infarmed, e que foram orientando as medidas tomadas para combater a Covid com estudos científicos.

Os sete especialistas, incumbidos da tarefa de conter a pandemia em Portugal e co-autores do livro, são Raquel Duarte, Felisbela Lopes, Filipe Alves, Ana Aguiar, Hugo Monteiro, Marta Pinto e Óscar Felgueiras. Este grupo tornou sua responsabilidade tentar, ao longo de vários meses, fornecer ao Governo um conjunto de medidas de saúde pública consideradas apropriadas para combater a pandemia. "Embora as pandemias sejam imprevisíveis, a preparação adequada e o planeamento prévio ajudam a geri-las melhor", afirmam.

Durante os últimos dois anos foi possível perceber a fragilidade da Saúde Pública e a importância de atuar rapidamente no terreno para prevenir que a doença se transmita mais rapidamente.

A identificação de "cadeias de transmissão e implementando medidas que permitiam cortar essa transmissão, foi determinante para conter a doença na comunidade", explicam. Foi neste sentido que em várias fases do combate à pandemia de Covid-19 nos vimos obrigados ao recolhimento obrigatório ou até ao confinamento, durante várias semanas. 

Outra questão levantada pelos especialistas neste livro é a necessidade de arranjar solução para sermos capazes de, no futuro, "lidar com a nossa capacidade de responder a uma variação repentina da dinâmica de procura e oferta".

Para quem sempre questionou as medidas que foram tomadas pelos peritos do Infarmed e que foram implementadas pela Direção-Geral da Saúde e Ministério da Saúde, este novo livro explica todos os processos de decisão e deixa ainda algumas reflexões sobre o que pudemos aprender com estes anos de pandemia.

A obra será apresentada a 13 de maio, às 18h, na Reitoria da Universidade do Minho, Braga, e conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Saúde, Marta Temido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8