page view

Mesão Frio abre gabinete para ajudar agricultores

Intempérie atingiu recentemente o concelho.

19 de fevereiro de 2016 às 15:13

A Câmara de Mesão Frio disponibiliza a partir de segunda-feira um Gabinete de Apoio ao Agricultor para ajudar os produtores que foram afetados pela intempérie que atingiu recentemente o concelho, anunciou esta sexta-feira o presidente da autarquia.

O autarca socialista Alberto Pereira disse à Lusa que o município conseguiu "em tempo recorde" condições para a abertura deste gabinete, contratando um técnico reformado da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, que irá ajudar os agricultores do concelho, muitos dos quais têm na vinha e na produção de vinho a sua principal fonte de rendimento.

O objetivo é ajudar a fazer a avaliação dos prejuízos causados pela chuva intensa que caiu entre os dias 12 e 14 e que destruiu vinha, olivais e hortas, ainda fazer o levantamento das parcelas de terreno e ajudar a preparar as candidaturas aos programas comunitários, mal estas sejam abertas pelo Governo.

Em visita ao Douro para ver os estragos, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou apoios à replantação das vinhas e dos muros de suporte destruídos pelo mau tempo que podem ir até um financiamento de 85% a fundo perdido.

Alberto Pereira disse que, até ao momento, foram já "contabilizados estragos em 30 propriedades que ascendem aos 300 mil euros de prejuízos". No entanto, segundo o autarca, o valor global "deverá atingir o milhão de euros" só em propriedades agrícolas.

A esse valor, Alberto Pereira acrescentou ainda os estragos causados nas infraestruturas públicas que rondam o meio milhão de euros em estradas, caminhos e muros. O autarca frisou ainda que o concelho de Mesão Frio, no distrito de Vila Real, "foi atingido por um temporal devastador, de que não há memória".

O município de Mesão Frio, distrito de Vila Real, está em saneamento financeiro, pelo que o acesso à banca só pode ser feito através de um "empréstimo a título excecional". Instalado na antiga escola primária professora Maria Angélica, o Gabinete de Apoio ao Agricultor vai funcionar segunda-feira das 14h00 às 18h00 e de terça a sexta-feira das 09h00 às 13h00.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8