page view

Meta substitui 90 % das equipas de revisão por sistemas de inteligência artificial

Ao não estarem sujeitos à verificação dos revisores, as alterações e os desenvolvimentos dos produtos podem ter um impacto mais imediato.

02 de junho de 2025 às 11:25

A Meta planeia basear-se em sistemas de inteligência artificial (IA) para avaliar os potenciais riscos de novas funcionalidades a serem integradas nas suas redes sociais, substituindo 90% das atuais equipas de revisão, segundo Europa Press.

Quando a Meta lança novas ferramentas para as suas redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, existem equipas de revisores que avaliam os riscos potenciais dessas funções antes de as lançar, tendo como objetivo evitar problemas de privacidade ou a propagação de conteúdos nocivos.

Atualmente, estas equipas são compostas por pessoas que avaliam as características das novas funcionalidades através de vários processos, mas a Meta está agora a considerar substituí-las por sistemas de IA.

De acordo com a agência de notícias espanhola, esta medida pretende lançar mais produtos de forma mais rápida.

O sistema de revisão alimentado por IA será responsável por 90% das avaliações de risco, incluindo novas funcionalidades de segurança ou alterações à forma como o conteúdo é partilhado na plataforma, o que também pode influenciar a forma como os algoritmos das redes sociais funcionam.

Neste sentido, as equipas terão de preencher um questionário sobre a nova funcionalidade, e com base nesse questionário, os sistemas de IA identificarão as áreas de risco e os requisitos necessários para as resolver.

Ao não estarem sujeitos à verificação dos revisores, as alterações e os desenvolvimentos dos produtos podem ter um impacto mais imediato.

Para a Meta, as alterações ao processo de análise de risco para novas funcionalidades irão acelerar a tomada de decisões, que continuará a utilizar a "perícia humana" para resolver "problemas novos e complexos", refere a agência noticiosa.

No entanto, a empresa tecnológica garantiu que "apenas as decisões de baixo risco" estão a ser automatizadas com recurso à IA. Segundo a agência Europa Press, documentos internos indicam que estão incluídas questões como o risco para menores e categorias relacionadas com conteúdos violentos e a difusão de informações falsas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8