page view

Metropolitano de Lisboa encerrado hoje devido a greve

Greve vai durar 24 horas e não estão garantidos serviços mínimos.

09 de abril de 2026 às 07:08

O Metropolitano de Lisboa está esta quinta-feira fechado devido a greve de 24 horas dos trabalhadores, constatou a Lusa na estação Colégio Militar/Luz, havendo indicação também no sítio da Internet da empresa de que todas as linhas estão encerradas.

Na referida estação, pelas 06h33 horas, todos os portões de acesso estão fechados e há cartazes com a seguinte inscrição: "Por motivo de greve o metro está encerrado. Pedimos desculpa pelo incómodo".

Pelas 07h00, fonte da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações sindical (FECTRANS) disse à agência Lusa que a paralisação é justificada pelo incumprimento de acordos assinados em 2019, nomeadamente ao nível da formação e organização do trabalho, rejeitando que estejam em causa aumentos salariais.

"Houve adesão total dos trabalhadores abrangidos pelos pré-avisos de greve: inspetores e encarregados da tração, do posto de comando central e da sala de comando de energia", disse à Lusa a dirigente Sara Sigló.

A sindicalista afirmou que, "no plenário de quarta-feira - que terminou já hoje de madrugada -, os trabalhadores apresentaram ainda mais questões que os afastam da proposta da empresa e vão fazer chegar à empresa as suas pretensões, na tentativa de aproximar as posições".

"A greve termina pelas 00h00 de sexta-feira, prevendo-se o funcionamento normal do Metro, a partir das 06h30 desse dia", concluiu.

A greve não tem serviços mínimos decretados, conforme decisão do Tribunal Arbitral constituído no Conselho Económico e Social, que determinou apenas a prestação de serviços necessários à segurança e manutenção de equipamentos e instalações.

Aquela instância determinou que têm de ser assegurados três trabalhadores no posto de comando central, preferencialmente um inspetor de movimento, um encarregado de movimento e um encarregado da sala de comando e de energia, devidamente identificados pelos sindicatos.

Os trabalhadores do Metropolitano estiveram reunidos na quarta-feira à noite em plenário.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8