page view

Milhares apeados devido a mais uma greve nos comboios

Sem serviços mínimos, não houve comboios a circular em Portugal. Autocarros cheios e mais trânsito nas cidades.

08 de maio de 2025 às 01:30

Estações vazias de comboios, milhares de portugueses apeados e muitos obrigados a viajar de autocarro ou a levar carro para o trabalho - este é o retrato de mais uma greve a afetar a circulação de comboios em Portugal. A greve, que se iniciou esta quarta-feira e que decorre até dia 14, foi convocada por mais de uma dezena de sindicatos do setor - e não há serviços mínimos, por decisão do tribunal arbitral.

Resultado: comboios suprimidos em todas as linhas, de norte a sul, com maior impacto na Grande Lisboa e Grande Porto, onde milhares de pessoas dependem do transporte ferroviário para ir trabalhar ou estudar - e autocarros com maior procura, incluindo nas ligações de longo curso, nas empresas de transporte rodoviário de passageiros.

No último ano, já são quase dez as greves nos comboios em Portugal. Esta greve, segundo os sindicatos, pretende protestar contra a imposição de aumentos salariais "que não repôem o poder de compra", exigindo "negociação coletiva de aumentos salariais dignos" e pela "implementação do acordo de reestruturação das tabelas salariais, nos termos em que foi negociado e acordado". O coordenador da FECTRANS, José Manuel Oliveira, garantiu que os sindicatos estão dispostos a terminar a paralisação, se tiverem garantias do Governo de que o acordo feito no dia 24 de abril é para ser cumprido - a CP voltou atrás nas negociações, justificando não ter aval do Governo.

A CP anunciou ter contestado no Tribunal de Lisboa ausência de serviços mínimos.

SAIBA MAIS:

Urbanos sem direito a reembolso

Quem já tinha bilhetes para Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional ou Regional, pode pedir o reembolso ou a troca por outro da mesma categoria e classe.

16 sindicatos travam comboios

São 16 os sindicatos que convocaram a greve na CP: 14 marcaram greve para esta quarta e quinta-feira , o SMAQ para o período entre 7 e 14 de maio, e o SFRCI para o período entre 11 e 14.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8