page view

Ministra da Saúde atribui constrangimentos atuais a escolha feita "nos anos 80"

Marta Temido considera que problemas que têm afetado SNS são consequências de decisões tomadas "há várias décadas".

25 de agosto de 2022 às 16:51

A ministra da Saúde considerou esta quinta-feira que os problemas que têm afetado recentemente o Serviço Nacional de Saúde (SNS) são consequência de decisões tomadas "há várias décadas", apontando aos anos 80 do século passado.

"O facto de termos um número de médicos em determinadas especialidades que é insuficiente para a rede de prestação de cuidados de saúde que hoje temos - insuficiente e, em termos etários, desadequado daquilo que precisamos de garantir - não é o resultado de uma escolha de hoje, ontem ou do ano passado. É o resultado de uma escolha que foi feita há várias décadas, nos anos 80, quando o acesso aos cursos de medicina estava altamente limitado, o que levou a que tivéssemos agora o reflexo dessa escolha", justificou Marta Temido.

Em conferência de imprensa realizada após a reunião do Conselho de Ministros, a governante - que esteve acompanhada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva - assinalou também que os atuais constrangimentos "são reflexo de características do próprio sistema", mas que se verificam também noutros países.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8