page view

Ministra da Saúde pede desculpa a enfermeiros

Ordem diz que Marta Temido telefonou a retratar-se de ter apelidado de criminosos.

18 de dezembro de 2018 às 08:29

A ministra da Saúde, Marta Temido, viu-se obrigada a pedir desculpa por ter chamado criminosos aos enfermeiros numa entrevista.

Sobre a possibilidade de negociar com os enfermeiros da greve cirúrgica, a ministra disse que não seria correto com as estruturas que decidiram dar o benefício de continuar à mesa e a negociar e acrescentou: "Isso estaria a privilegiar, digo eu, o criminoso, o infrator."

Segundo um comunicado da Ordem dos Enfermeiros, a ministra da Saúde terá ligado à bastonária Ana Rita Cavaco e solicitado que aceitasse o pedido de desculpas e o transmitisse a todos os enfermeiros, porque não tinha intenção de ofender.

Ao que o CM apurou, Marta Temido terá telefonado também a cada um dos presidentes dos sindicatos. Segundo José Correia Azevedo, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (Fense), a ministra "ligou e disse que se achasse que os enfermeiros eram criminosos teria de agir criminalmente, e que não era o caso".

Marta Temido recebe esta terça-feira os sindicatos sob um clima muito tenso.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) também pressiona e admitiu novas formas de luta em janeiro se, até lá, o Governo não se comprometer por escrito a garantir a progressão na carreira.

A greve cirúrgica que começou a 22 de novembro já cancelou nove mil operações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8