page view

Morais Sarmento demitiu-se da presidência da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

Nuno Morais Sarmento invocou falta de condições pessoais e de saúde.

07 de janeiro de 2026 às 11:13

O presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Nuno Morais Sarmento, apresentou a demissão, que foi aceite, na passada segunda-feira, invocando falta de condições pessoais e de saúde, anunciou hoje a organização.

Num comunicado hoje divulgado, a FLAD refere que, num ano em que serão comemorados os 250 anos da independência dos Estados Unidos, e "face à exigência do cargo", Morais Sarmento "entendeu não poder, neste momento, garantir as condições pessoais e de saúde necessárias".

"Por este motivo, o presidente da FLAD pediu para cessar as atuais funções", indica a mesma nota.

Morais Sarmento, que esteve 16 meses à frente do conselho de administração da FLAD, "procedeu a uma vasta reorganização interna, procurando por um lado transformar a FLAD numa casa aberta e mais próxima dos cidadãos, e por outro preparando-a para os novos tempos e os avanços tecnológicos, em particular os desafios colocados pela inteligência artificial", segundo a organização.

No ano passado, acrescenta o comunicado, Morais Sarmento "conduziu as comemorações dos 40 anos da FLAD que terminaram com um espetáculo memorável no Carnegie Hall em Nova Iorque, juntando de forma inédita uma grande parte da comunidade lusodescendente".

A FLAD refere ainda que os próximos anos, em particular 2026, serão "de grande exigência", obrigando a um "elevado número de viagens" longas.

Morais Sarmento, antigo ministro de Estado e da Presidência nos Governos de José Manuel Durão Barroso e Santana Lopes, entre 2002 e 2005, teve nos últimos anos um cancro no pâncreas, que obrigou a prolongadas hospitalizações e várias cirurgias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8