page view

Não tem rede no telemóvel? Anacom recomenda permissão para usar redes de outras operadoras nos territórios afetados

Operadores têm de aprovar esta implementação.

06 de fevereiro de 2026 às 11:50

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) recomenda aos operadores a implementação de 'roaming' nacional temporário, permitindo aos utilizadores utilizarem redes de outros operadores enquanto há falhas de serviço na sequência do mau tempo.

A Anacom divulgou esta sexta-feira uma série de medidas de recomendação aos operadores de telecomunicações na sequência das tempestades Kristin e Leonardo, recomendando também que as empresas de telecomunicações comuniquem, através de rádios locais, o estado das redes e serviços durante a situação de calamidade, "dando informação sobre a perspetiva de reposição, indicando, tanto quanto possível, as localizações em que essa reposição já tenha ocorrido".

A entidade incita também à criação de mecanismos que permitam identificar e tratar com "particular celeridade dificuldades no acesso aos serviços por parte de utilizadores com necessidades especiais" e em situação de especial vulnerabilidade social.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8