page view

Novo medicamento traz esperança para doentes com cancro de pulmão

Estudo revela que o lorlatinib impediu que a doença se propague durante pelo menos cinco anos em 60% dos doentes verificados.

05 de junho de 2024 às 09:07

A toma diária do comprimido lorlatinib pode normalizar a vida dos doentes com um tipo de cancro do pulmão incurável. Segundo um estudo inovador citado pelo 'Telegraph', o medicamento impediu que a doença se propague durante pelo menos cinco anos em 60% dos doentes verificados, sendo que em metade dos participantes o cancro já se tinha espalhado para o cérebro. "A taxa de sobrevivência sem progressão mais longa jamais registada", clarificaram os cientistas.

Este tipo de cancro é mais comum nos jovens não fumadores e é frequentemente diagnosticado numa fase mais tardia. A doença representa cerca de 5% dos cancros do pulmão de células não pequenas.

"Não temos visto resultados como estes em oncologia com tanta frequência, muito menos no cancro do pulmão de células não pequenas. Estes são dos melhores resultados que já vimos em doenças avançadas em qualquer contexto... um passo em frente realmente importante no tratamento do cancro do pulmão", afirmou David Spigel, diretor científico do Instituto de Investigação Sarah Cannon e membro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

Através da ligação do lorlatinib a uma proteína, o medicamento impede o crescimento e desenvolvimento das células tumorais. 

A eficácia do medicamento revelou-se superior ao tratamento alternativo crizotinib que atrasa, em média, nove meses a propagação do cancro pelo corpo e que apenas permitiu a sobrevivência sem progressão da doença a cinco anos a 8% dos doentes.

No Reino Unido são, anualmente, diagnosticadas cerca de 350 pessoas com este tipo de cancro, num total de 49 mil doentes oncológicos de pulmão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8