page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Novo recorde de calor em Maio. 40,3ºC em Mora

Mora atinge novo máximo com 40,3 graus numa onda de calor iniciada dia 20, revela o IPMA.

28 de maio de 2026 às 15:46

Portugal está a enfrentar uma onda de calor desde o dia 20, tendo atingido esta quarta-feira em Mora (40,3 graus) e em Alvega (40,1) novos recordes de temperatura máxima para o mês de maio. Estes valores ultrapassam o anterior extremo absoluto de maio, que foram 40°C registados no Pinhão, a 30 de maio de 1953, e nas Termas de Monfortinho, dias 30 e 31 de maio de 2001, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Neste período foram registados “22 novos máximos da temperatura máxima do ar, um no dia 26 e os restantes no dia 27”. As dez localidades com valores mais elevados de novos máximos, além de Mora e Alvega, foram as seguintes: Reguengos (39,1), Évora (38,3), Santarém/Fonte Boa (38,3), Avis/Benavila (38,2), Ansião (37,7), Anadia (37,6), Cabeceiras de Basto (37), Proença-a-Nova (36,2), Alcobaça (36,1) e Miranda do Douro (36).

Há 16 estações meteorológicas automáticas do IPMA utilizadas para monitorização do fenómeno que se encontram em situação de onda de calor, registando-se, contudo, a interrupção da onda de calor na estação de Vila Real de Santo António. O período quente abrange “praticamente todo território continental”, mas a onda de calor centra-se “na região do Alentejo e vale do Tejo” e “na região de Anadia”. Quanto ao número de dias da onda de calor, este episódio é o oitavo mais longo, com 7.9 dias, tendo a mais elevada sido registada em 1964, com 9.7 dias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8