Habitantes do local queixam-se de falta de resposta e de quem possa ajudar a repor a normalidade.
O estado de calamidade acabou, mas as marcas da depressão Kristin ainda estão bem visíveis no território. Numa aldeia de Ourém, ainda há quem esteja à espera de telhas, luz e algum descanso.
Na aldeia do Casal dos Bernardos, rodeada de eucaliptais dobrados ou ceifados pela força do vento, a chuva miúda não detém Manuel Lopes, de 81 anos, de ir arranjando a vedação junto à sua casa, mas a vontade mesmo era de subir ao cimo da casa de rés-do-chão e primeiro andar para arranjar o telhado.
"Eu sei fazer aquilo", diz Manuel, que foi pedreiro toda a vida, enquanto aponta para o telhado. "Mas o meu corpo já não deixa", lamenta.
O homem afirma que perdeu 150 telhas com a passagem da depressão Kristin, com o vento a fazer voar chapas que "andaram aos saltos" até atingirem o topo da casa.
Manuel Lopes ainda conseguiu que um amigo lhe pusesse umas telhas improvisadas enquanto espera por telha nova e mão-de-obra para fazer o serviço.
"Ando à procura de empreiteiros, mas não consigo. Isto está mau", diz.
Depois de ter passado por três AVC e um enfarte, esperava chegar "pelo menos até aos 90 anos" e passar "um fim de vida mais calmo".
"Mas não há descanso", desabafa o reformado.
Enquanto espera por um empreiteiro que lhe arranje o telhado, Manuel Lopes critica a falta de pedreiros -- "a melhor profissão do mundo" -- e deixa uma sugestão: "Se calhar deviam pôr a internet a fazer as casas".
Também Emília Marques ainda não encontrou um bocadinho de sossego desde aquela madrugada em que acordou às cinco da manhã com o estrondo de traves de eucaliptos a baterem-lhe no telhado e chaminé.
"Voou tudo por cima da minha casa", conta à Lusa a mulher de 80 anos, que já pediu ajuda, mas que não se mostra muito esperançosa de que algum apoio chegue.
Também ali, o telhado foi remediado dentro do possível e ainda com um susto à mistura -- o filho, a tentar tirar a chaminé danificada, caiu e ficou com dois golpes na cabeça.
Mesmo depois do arranjo possível, na cozinha, tem "11 baldes das uvas, três alguidares e uma arrastadeira" para ir colhendo a água que vai caindo.
"Tivemos de tirar a televisão de cima do móvel, mudar o sofá, levar as cadeiras para outro sítio, a mesa lá no meio... e depois é cacos por todo o lado. Olhe, parece o diabo em casa", contou.
Apesar das infiltrações e da chuva, o que custa a Emília Marques por estes dias é a falta de luz.
Ainda tem uma ligação por fio à casa da filha, também no Casal dos Bernardos, para manter a arca ligada, mas dá para pouco mais.
"Não tenho onde possa fazer uma fogueira, tenho um aquecedor elétrico, mas ele dispara o quadro", conta.
No domingo, estava tanto frio que lhe gelaram os pés.
"Ontem [domingo] aqueci uma borracha de água e fui para a cama às sete para não passar frio, mas é uma noite muito dolorosa. Sem companhia da televisão, operada a um joelho, duas hérnias lombares... Eu nem posso pensar nisso, que são noites muito grandes. Doem-me os ossos da anca de estar deitada tanto tempo", afirma.
Por agora, espera pela luz e pelo fim da chuva, à procura de alguma paz, conta Emília, que tem ao seu lado um gato malhado, de nome Tico, que por estes dias não sai de ao pé da dona, "que anda com medo e um pouco ourado".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.