page view

O litão é o prato principal da Consoada das famílias de Olhão

O litão é muito apreciado como substituto do bacalhau.

22 de dezembro de 2015 às 08:48

As famílias de Olhão, no distrito de Faro, continuam a dar preferência, como prato principal na Noite de Natal, ao litão seco, um pequeno tubarão ou pequeno cação que se pesca no Mediterrâneo e no Atlântico oriental.

Naquela cidade algarvia de forte tradição pesqueira, o litão é muito apreciado como substituto do bacalhau, e na praça de Olhão a procura de litão aumenta muito nos dias que antecedem a Consoada.

"Na noite de Natal não pode faltar" na mesa dos olhanenses, assegura à agência Lusa Ana Oliveira, uma vendedora de peixe, acrescentando que o litão se vende o ano todo, "mas muito mais" nesta época.

O peixe era consumido, no início, pela classe mais pobre, sobretudo as famílias de pescadores, mas há já várias dezenas de anos que todas as famílias, em Olhão, comem litão, principalmente no Natal, explica Ana Oliveira.

Atualmente, é mesmo um manjar mais caro do que o bacalhau e é servido guisado (à moda de Olhão) ou acompanhado com feijão branco (feijoada de litão).

Francisco Ribeiro, comerciante de peixe, que seca o litão, não tem dúvidas em afirmar que, em Olhão, as pessoas preferem este peixe ao bacalhau: "As pessoas gostam mais de litão, não gostam de bacalhau, é mais a tradição da terra", diz.

Depois de pescado, o litão é aberto (escalado), passado por um pouco de sal e posto a secar ao Sol durante quatro ou mais dias (dependente da radiação), após o que é guardado alguns meses até ser consumido.

O litão, como tradição de Natal, é usado, essencialmente, em Olhão, mas há também quem na zona raiana de Faro e de Tavira o confecione na Consoada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8