page view

Obras esqueceram chão colocado em 1890 em escola em Santarém

Soalho podre obriga alunos a regressar às aulas em contentores.

26 de setembro de 2025 às 14:51

Os alunos da Escola Básica de Alcanhões, no concelho de Santarém, vão regressar às aulas em contentores, devido ao abatimento total do chão de um dos edifícios deste estabelecimento escolar, que foi reinaugurado em julho de 2022, depois de obras de requalificação no valor de 300 mil euros.

“Na altura, alertei os responsáveis da obra para a necessidade do projeto contemplar também uma intervenção ao nível do piso, mas isso não foi incluído”, explica o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Mena Esteves, acrescentando que o atual soalho de madeira remonta a 1890, data de construção dos edifícios.

Segundo o autarca local, as crianças das turmas do “Edifício B”, onde abateu o piso, já estavam a ter aulas na antiga cantina / biblioteca da escola desde o início do ano letivo, devido a esta situação detetada ainda durante o período de férias.

Agora, todos os alunos da escola vão passar a ter aulas em monoblocos colocados no ringue polidesportivo, à semelhança do que aconteceu no ano letivo de 2021 / 2022, enquanto decorreram as obras de requalificação.

Esta empreitada recente contemplou a substituição dos telhados, correção das infiltrações e colocação de condições de acessibilidade, entre outras intervenções de fundo, mas nada foi feito a nível da substituição do pavimento, que levou apenas uma camada de resina epóxi, que terá feito apodrecer o soalho.

Devido ao encerramento da escola, o local de voto nas próximas eleições autárquicas de 12 de outubro foi transferido para a Junta de Freguesia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8