page view

Obstetrícia do Garcia de Orta bateu recordes de admissões em urgência, partos e internamentos

Urgência da unidade hospitalar registou em outubro 1.847 admissões, o valor mais alto dos últimos 20 anos.

26 de novembro de 2025 às 18:42

A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, registou em outubro 1.847 admissões, o valor mais alto dos últimos 20 anos, segundo dados oficiais.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS), à qual pertence o HGO, adianta que só em julho de 2005 se registaram mais admissões num só mês (1.980 admissões).

De acordo com os dados, também em outubro foram realizados 278 partos, o maior número desde 2018, ano em que num só mês (agosto) foram efetuados 281 partos.

Já no que se refere ao número de admissões no internamento de ginecologia e obstetrícia da ULSAS, outubro registou também o valor mais alto dos últimos 10 anos: em outubro de 2025 registaram-se 762 entradas no internamento de obstetrícia e 144 entradas no internamento de ginecologia

Segundo a ULS Almada-Seixal, estes números traduzem um trajeto de evolução positiva na resposta às grávidas, que se tem verificado desde o mês de setembro, graças ao reforço do número de especialistas, com cinco contratações recentes.

Entretanto, adianta a unidade de saúde, encontram-se, neste momento, em reflexão mais dois especialistas que a ULSAS espera que venham a integrar os quadros em breve.

"É com enorme satisfação que assistimos a esta recuperação do nosso Serviço de Obstetrícia, com a urgência e o bloco de partos a conseguirem dar mais resposta às nossas utentes, voltando a funcionar em pleno na quase totalidade dos dias desde setembro, invertendo a realidade dos últimos meses", refere o presidente do Conselho de Administração da ULSAS, Pedro Correia Azevedo.

O responsável adianta que "o aumento da resposta só tem sido possível graças ao reforço da equipa, por um lado, mas, também, e em grande parte, graças ao compromisso assumido por todos e ao contributo de toda a equipa que compõe o serviço e a quem o Conselho de Administração agradece".

O Hospital Garcia de Orta, explica a ULSAS, "é um hospital de apoio perinatal diferenciado, com uma equipa multidisciplinar de excelência, onde podem nascer bebés com qualquer idade gestacional, uma vez que existem todas as valências que permitem dar apoio em qualquer situação".

Este hospital situado em Almada, no distrito de Setúbal, iniciou a sua atividade em setembro de 1991, em substituição do antigo Hospital da Misericórdia de Almada/Hospital Distrital de Almada e, segundo informação oficial, serve atualmente uma população estimada em cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8