Foi um dos primeiros espaços a surgir naquela que acabou por tornar-se uma das zonas mais frequentadas na noite do Porto.
O espaço Plano B, no Porto, celebra 20 anos em 2026 com uma programação que inclui a atuação de DJ como Gilles Peterson, Skream e Dr. Rubinstein e concertos de B Fachada, Unsafe Space Garden e Memória de Peixe.
Situado na Baixa portuense, na Rua Cândido dos Reis, o Plano B foi um dos primeiros espaços a surgir naquela que acabou por tornar-se uma das zonas mais frequentadas na noite do Porto, e que abrange também a Rua da Galeria de Paris.
De acordo com os responsáveis do Plano B, num comunicado enviado à Lusa, as celebrações do 20.º aniversário "começam em janeiro e prolongam-se ao longo de todo o ano, marcando um momento importante na história da cultura portuense".
A programação de aniversário "cruza o 'clubbing' e concertos ao vivo, refletindo a identidade do Plano B como espaço de encontro de diferentes gerações e linguagens musicais".
Para os responsáveis do Plano B, aos 20 anos a celebração "ganha um peso simbólico maior, reforçando o papel do espaço na dinamização cultural do Porto".
"Chegar a esta data é sinal de resistência, consistência e relação contínua com a cidade", defendem.
As celebrações começam em 30 de janeiro, com o produtor britânico Blawan, "conhecido pela sua abordagem crua e hipnótica ao tecno".
Para 06 de fevereiro está marcado o concerto de Rapaz Ego, projeto do músico Luís Montenegro, que edita álbum novo em 09 de janeiro. Segue-se um DJ 'set' de Skream, "referência do dubstep britânico e com influências que atravessam 'bass music', house e tecno".
Em 20 de fevereiro, o DJ e produtor Palms Trax "apresenta a sua visão calorosa do house clássico".
No dia seguinte, 21 de fevereiro, apresentam-se em palco os Memória de Peixe, banda de Miguel Nicolau, Pedro Melo Alves e Filipe Louro.
O músico B Fachada atua no Plano B em 06 de março, no mesmo dia que o DJ curador musical e radialista britânico Gilles Peterson,
A DJ Dr. Rubinstein leva em 20 de março ao clube portuense "um 'set' em vinil totalmente imprevisível e de uma mestria incomparável".
O coletivo Yakuza sobe a palco em 21 de março e o DJ Boring apresenta-se no dia 27 do mesmo mês.
Em abril há concertos dos Unsafe Space Garden, no dia 10, e dos Travo, no dia 30, e DJ 'set' de Kirollus, no dia 17, "com influências afro, disco e house", e Leon Vynehall, no dia 24, "com uma abordagem conceptual à música de dança".
Para maio está agendada a atuação da DJ Gigi FM, "conhecida pelo tecno intenso e emocional", no dia 08, e da DJ CC:Disco!, "com uma abordagem inclusiva e festiva à música de pista", no dia 22.
A DJ e produtora norte-americana Avalon Emerson, "reconhecida pelo seu ecletismo", regressa ao Plano B em 03 de junho.
A restante programação da celebração dos 20 anos do Plano B será divulgada ao longo do ano.
Os bilhetes para a programação já anunciada já estão à venda e podem ser adquiridos através da plataforma 'online' Dice.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.