Durante as comemorações do 4 de julho.
A empresa pirotécnica luso-americana Pyro Spectacular by Souza é a responsável pelo célebre fogo-de-artifício na próxima segunda-feira em Nova Iorque, durante as comemorações do 4 de julho, que assinalam os 240 anos da independência dos EUA.
Além das celebrações do 4 de Julho, a empresa já fez grandes eventos como os Jogos Olímpicos de Atenas ou de Atlanta, a celebração do 100.º aniversário da Estátua da Liberdade, o início do primeiro mandato presidencial de Ronald Reagan ou o casamento dos atores Brad Pitt e Jennifer Anniston.
"Tudo começou como parte destes pequenos festivais e carnavais que os imigrantes portugueses na área de São Francisco faziam, com comida, música e entretenimento. O meu bisavô estava envolvido e queria torná-los mais entusiasmantes, por isso começou a usar fogo-de-artifício", explicou o vice-presidente da empresa, Gary Souza, ao portal da Internet NewYork.com.
Manuel de Sousa, de São Miguel, chegou à Califórnia no início do século XX e envolveu todos os familiares no negócio, que produziam o fogo-de-artifício em casa.
Em poucos anos, era conhecido como o "Papagaio", por causa do colorido do seu fogo.
Com a sua morte em 1940, o negócio foi interrompido, até que o seu neto, Bob Sousa, resolveu reiniciar os espetáculos pirotécnicos na década de 1960.
Nos anos 1970, a companhia expandiu-se aliando as modernas tecnologias aos segredos que o seu fundador levara de São Miguel um século antes.
"Na altura, não havia grandes empresas de fogo-de-artifício. Fomos os primeiros. Trabalhámos com a Disneyland, fizemos os Olímpicos. De repente, havia uma necessidade de grandes produções", explica Gary.
A empresa ajudou a mudar a indústria, forçando sempre o uso de nova tecnologia, que permitiu tornar os espetáculos mais impressionantes e mais seguros.
"O nosso pai insistiu sempre muito na segurança, porque o seu avó perdeu um braço e o pai também se magoou. Foi por isso que começámos cedo a fazer espetáculos eletrónicos usando computadores", explica Souza.
A Pyro Spectaculars by Souza engloba hoje cinco empresas no ramo da pirotecnia: Astro Pyrotechnics, Sousa Fireworks, PPA Spectaculars, Pyro Spec EFX, Stick Match, Spectacular Productions e Global Pyrotecnhic Network.
Apesar da dimensão que alcançou, continua a ser uma empresa familiar. O presidente é o irmão de Gary, James Souza, e a irmã, Nancy Souza, também faz parte da direção. A empresa promete que o espetáculo de segunda-feira será o maior espetáculo desde o da entrada no novo milénio, no ano 2000.
Vai aproveitar a ocasião para lançar uma nova aplicação para telemóveis, chamada "Make Light", em que muda as cores do ecrã do utilizador para combinar com as cores dos fogos que explodem no céu naquele momento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.