Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Problemas de cabelo afetam cinco milhões

Transplante custa, em média, entre dois mil e dez mil euros. Calvície afeta mais os homens.
27 de Outubro de 2013 às 08:00
Em caso de alerta procure o médico de família
Em caso de alerta procure o médico de família FOTO: istockphoto

Cerca de metade dos portugueses têm um distúrbio que afeta o cabelo pelo menos uma vez na vida, segundo os especialistas. Os mais temidos e frequentes são a calvície e a queda de cabelo. Afetam a imagem exterior e deixam marcas relevantes a nível pessoal e social.

"A calvície significa menos cabelo, isto é, cabelo cada vez mais fino na parte superior da cabeça. O ‘deflúvio telogen’, caracterizado pela queda de cabelo, é outro dos distúrbios. Em alguns casos, afeta sobretudo a mulher madura. Contudo, ocorre também em situações de cirurgia, pós-parto, stress, cansaço ou dieta", explica ao CM o dermatologista Rui Oliveira Soares.

A calvície comum é mais intensa nos homens, mas é mais penalizadora social e psiquicamente nas mulheres. Um transplante capilar custa, em média, entre dois mil e dez mil euros, dependendo de diversos fatores. Este é o preço a pagar por quem sonha recuperar de novo a sua cabeleira.

Já a queda de cabelo, embora exista em ambos os sexos, é mais evidente nas mulheres, dado o comprimento do cabelo.

Segundo o dermatologista Rui Oliveira Soares, durante a gravidez praticamente não caem cabelos. Porém, é após o parto que a situação muda: a queda de cabelo aumenta e prolonga-se, por vezes, durante alguns meses.

Sinais no couro cabeludo, alteração de cor, descamação, ardor, comichão, borbulhas, peladas e queda acima do habitual são alguns dos sinais que o devem fazer procurar o médico de família.

Caso seja necessário, é feito o encaminhamento para um dermatologista.

Lavar todos os dias não provoca queda

Lavar o cabelo todos os dias é, para muitos, sinónimo de apodrecimento da raiz e consequente queda de cabelo. Há mesmo quem controle rigorosamente as lavagens semanais. Contudo, os especialistas garantem que se trata de um mito.

Quando o cabelo cai, as pessoas tentam encontrar uma explicação, e a manipulação do cabelo , que é a lavagem, é normalmente a mais frequente. Vários estudos que comparam em peso e em número os cabelos que caem e a frequência de lavagem mostram que não há relação.

CABELO TRANSPLANTE CALVÍCIE QUEDA DE CABELO MULHERES HOMENS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)