Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Próximo inverno chuvoso a norte

Situação de seca pode ser ultrapassada.
Hugo Mesquita e João Saramago 21 de Setembro de 2015 às 08:41
Prevista precipitação com valores acima do habitual FOTO: Sérgio Lemos
Chuvoso e com temperaturas mais amenas do que é habitual na estação mais fria. Esta poderá ser a caracterização climática do próximo inverno, tendo em conta a mais recente tendência meteorológica publicada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a previsão sazonal referente ao período de novembro deste ano a janeiro de 2016, preveem-se valores de precipitação "acima do normal, para o território a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela", com uma variação positiva de 20 a 100 litros por metro quadrado.

Confirmada esta previsão, as regiões da Beira Litoral, Beira Alta, Trás-os-Montes e Alto Douro poderão deixar de permanecer sob o efeito de falta de água nos solos. No último balanço do IPMA, estas regiões surgem em situação de seca fraca ou moderada, com exceção do distrito de Aveiro, que, em resultado da forte precipitação observada a 15 e 16 de setembro, deixou de estar em seca. Também os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto apresentam agora valores normais de água nos solos.

A sul da Serra da Estrela, a previsão sazonal não refere qualquer indicação sobre a precipitação. Recorde-se que esta área está sob efeito de seca severa. Quanto a temperaturas, preveem-se valores acima do habitual.
Ver comentários