page view

PSP em força nas escolas contra crimes na Internet

Centenas de polícias envolvidos em ações para milhares de alunos do primeiro ao terceiro ciclo.

04 de fevereiro de 2025 às 01:30

Em 2019 foram feitas 40 denúncias por crimes sexuais online em que as vítimas foram crianças. No ano passado, só até setembro, já havia 202 denúncias por casos semelhantes, depois de 356 em 2022 e 303 em 2023. Um crescimento brutal que acompanha o aumento da utilização de meios informáticos por parte dos mais novos e que leva a PSP a uma operação de uma semana em escolas de norte a sul do País.

“São cinco dias de sensibilização intensiva em todo o território nacional, através das equipas do programa Escola Segura do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, destinando-se a alunos do 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário”, adiantou o porta-voz da Direção Nacional da PSP, no primeiro dia da ‘Operação Internet Mais Segura’.

O objetivo é promover ações de sensibilização e prevenção em contexto escolar, no sentido de alertar as crianças e jovens para os perigos da utilização irresponsável da Internet. Para lá do foco no ‘cyberbullying’ e no ‘grooming’, as centenas de agentes mobilizados vão destacar os perigos do ‘sexting’, em que muitos adolescentes trocam fotos e vídeos íntimos e eróticos com namorados ou amigos próximos, mas que depois acabam por ser divulgados na Internet.

A PSP explica que este fenómeno ocorre sobretudo “como forma de vingança ou meio de chantagem, nomeadamente após o términos de relações amorosas”.

SAIBA MAIS

HUMILHAÇÃO ONLINE

O ‘cyberbullying’ “constitui-se como um comportamento de insultar, intimidar, humilhar, ofender, perseguir, ameaçar, assediar ou excluir, causando receio ou vergonha perante o grupo”, adianta a PSP.

SEDUÇÃO SEXUAL NA REDE

O aliciamento online (‘grooming’) é “um processo de manipulação no qual o alvo são crianças e/ou jovens menores de idade”, que são levadas “a produzir e partilhar conteúdos íntimos e/ou agendarem um encontro presencial”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8