Nova ZER prevê que o trânsito automóvel na Baixa/Chiado passe a ser exclusivo para residentes.
Quase 60% dos visitantes da Baixa-Chiado e Príncipe Real utilizam o transporte público para se deslocar e apenas 17% escolhem o carro, enquanto 11% preferem ir a pé, segundo um inquérito realizado pela Câmara de Lisboa.
Os dados do inquérito, realizado em dezembro, estão no relatório técnico da Zona de Emissões Reduzidas Avenida-Baixa-Chiado (ZER ABC), disponível no 'site' www.zer.lisboa.pt, e indicam que, entre os residentes na zona, "o modo a pé é o mais utilizado".
A nova ZER, apresentada na semana passada pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), prevê que o trânsito automóvel na Baixa/Chiado passe a ser exclusivo para residentes, portadores de dístico e veículos autorizados, entre as 06h30 e as 00h00, a partir do verão.
O projeto prevê também a proibição da circulação automóvel na faixa central da Avenida da Liberdade entre os Restauradores e a Rua das Pretas e a reposição do modelo original de circulação ascendente/descendente nas laterais da avenida.
Ainda entre os visitantes, dos 57,6% que utilizaram os transportes públicos, mais de 28% preferiu o Metro.
Entre os visitantes que optaram pelo carro, "pouco mais de metade (55%), estacionou num parque, 32,6% na rua numa zona com parquímetros e 10% numa zona sem parquímetros".
Os parques do Chiado, Restauradores e Camões foram os locais escolhidos por quase 30% dos automobilistas para estacionar os carros.
À pergunta "se não lhe fosse possível deslocar-se até à Baixa-Chiado ou Príncipe Real de carro, que modo utilizaria?", 37% dos inquiridos responderam que escolhiam o Metro, seguido pelo barco, comboio, autocarro e os TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica).
Quanto aos comerciantes, apenas 11% dos inquiridos disse utilizar o carro para se deslocar, sendo o "uso de transporte público dominante", com destaque para o Metro (37,5%) e o barco, comboio ou autocarro que não é da Carris (36,2%), seguido de autocarro ou elétrico da Carris (21,1%). Cerca de 17% indicou a opção "a pé" como o modo de deslocação.
Dos comerciantes inquiridos que utilizaram o carro, 53% optou por estacionar o carro num parque, enquanto 35,3% estacionou na rua numa zona com parquímetros.
"Embora seja sempre inferior a 30%, o uso de automóvel próprio é maior no Príncipe Real, sendo zero no Chiado, 5,9% na Rua Augusta, 6,3% na Rua do Ouro e 10,5% na Rua da Prata", lê-se ainda no relatório.
Caso não usassem o carro, 76,5% dos comerciantes escolheriam o metro, enquanto 29,4% optariam pelo autocarro ou elétrico da Carris.
"Ou seja, todos os inquiridos apresentaram uma alternativa de transporte", é referido no relatório.
No documento, a zona da Baixa de Lisboa é apontada como a "mais bem servida de transportes públicos", com mais de 80% da população da cidade a dispor de uma ligação direta da Carris ou do Metro.
"Metade da população da Área Metropolitana de Lisboa encontra-se a 20 minutos a pé das estações de ferrovia pesada, ligeira e fluvial (cerca de 1,4milhões de residentes)", é ainda acrescentado
A Baixa, é indicado, é servida por mais de 670 ligações diárias de Metropolitano (linha verde e a azul, estações Terreiro do Paço, Baixa-Chiado, Restauradores, Martim Moniz, Rossio e Cais do Sodré), mais de 450 ligações em comboio a partir das estações de Cais do Sodré e Rossio e mais de 400 ligações fluviais.
Há ainda diversas carreiras da Carris que ligam a zona a toda a cidade", sendo possível através desta rede aceder "às 24 freguesias de Lisboa e ainda aos concelhos limítrofes de Oeiras, Amadora, Odivelas e Loures".
No total, a zona é atualmente servida por mais de um milhão de lugares/dia em transporte público, com destaque para a oferta de autocarro, com 3.663 circulações por dia, prevendo-se o reforço da oferta rodoviária a curto prazo e metropolitana e fluvial a médio prazo. Nos períodos de ponta, a cada 10 segundos há uma nova circulação de transporte público", lê-se no relatório.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.