page view

Quer ver o pico de uma chuva de estrelas? Registe este dia na agenda

Com céu estrelado, no seu máximo podem ser avistados 90 meteoros por hora.

03 de agosto de 2024 às 08:39

Uma chuva de estrelas atinge o seu máximo a 12 deste mês, pelo que com céu estrelado e fraca iluminação urbana é possível avistar até cerca de 90 meteoros por hora.

As chamadas Perseidas estão ativas desde 17 do último mês e serão visíveis até 24. É um fenómeno que ocorre todos os anos, por esta época, sucedendo às Alpha Capricórnio e a Delta Aquáridas que foram visíveis no último mês e antecedem as Dracónidas que terão o pico de visibilidade a 8 e 9 de outubro. Uma chuva de estrelas resulta da aproximação da Terra aos fragmentos que acompanham um cometa na sua deslocação.

Estes pequenos fragmentos atingem um brilho intenso ao incendiar-se quando penetram na atmosfera da Terra. O melhor período para a observação é entre as 22h00 e as 04h00, caso o céu não esteja nublado, o que retira a visibilidade. A observação da poeira de estrelas cadentes desperta grande interesse da população pelo que estão já esgotadas as 75 inscrições no Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão, no concelho da Pampilhosa da Serra. Com entrada livre, a observação é dia 11 a partir das 22h00.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8