page view

Recém-nascido operado de urgência a 200 quilómetros de casa. Família vai avançar com queixa

Bebé com problema grave nasceu em Loures. Hospitais da região de Lisboa não conseguiram garantir meios para a cirurgia, que acabou por ser feita em Coimbra.

26 de setembro de 2025 às 01:30

Um bebé, que nasceu no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com problemas de saúde, teve de ser operado no Hospital Pediátrico de Coimbra, a 200 quilómetros de distância, porque as unidades hospitalares da região de Lisboa não conseguiram garantir meios para realizar a cirurgia e o internamento do recém-nascido.

O recém-nascido tinha sintomas graves de doença digestiva, apresentando risco de vida, e ficou internado nos cuidados intensivos do hospital de Loures quatro dias após o parto. O Hospital de Loures, sem meios para poder avançar com a operação, acabou por pedir ajuda às unidades de Santa Maria, Amadora-Sintra e D. Estefânia, para a realização da cirurgia de urgência: os hospitais da cidade de Lisboa não tinham vagas nos cuidados intensivos neonatais naquele momento, enquanto o Amadora-Sintra não tinha equipa de cirurgia completa que pudesse realizar a operação.

A solução passou por transferir o recém-nascido para o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde chegou em ambulância na madrugada de quarta-feira da semana passada. Após ter sido alvo de vários exames, foi operado na sexta-feira (há uma semana), tendo sido detetados três nós no intestino.

O bebé mantém-se internado nos cuidados intensivos e, segundo apurou o CM, está em estado estável, não correndo risco de vida. A família do bebé, indignada com a falta de resposta dos hospitais da Grande Lisboa, pondera apresentar queixa contra o Serviço Nacional de Saúde, segundo apurou o CM.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8