Gonçalo Lopes adiantou que o objetivo do município "é colocar o desporto o mais rápido possível a funcionar junto das populações mais jovens".
A recuperação do Estádio Municipal de Leiria, danificado devido ao mau tempo e onde em 10 de junho decorre o jogo de solidariedade da seleção nacional de futebol, tem um custo de quatro milhões de euros, foi esta sexta-feira anunciado.
"É para nós um grande desafio termos a seleção nacional no dia 10 de junho e, para isso, temos de fazer uma obra ainda significativa no estádio, que está orçada em quatro milhões de euros", afirmou o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.
O autarca discursava na cerimónia de assinatura, nos Paços do Concelho, de um protocolo para fomentar e consolidar a cooperação entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Associação de Futebol de Leiria (AFL) e o município, para o "desenvolvimento do futebol, futsal, futebol de praia, walking football e esports, no concelho e na região, desde as categorias de base até aos escalões superiores".
Segundo Gonçalo Lopes, com aquela intervenção pretende-se ter as condições, que "não serão as ideais, mas serão as capazes, para receber o expoente máximo do desporto em Leiria".
"O dia 10 de junho vai ter dois momentos marcantes, que é o jogo da seleção no estádio e termos o nosso Jardim Luís de Camões, que foi destruído, também como um dos emblemas que vai ser erguido naquele dia", declarou.
Segundo o autarca, "vai ser um dia marcante para terminar esta primeira fase, que é a fase mais emergente, mais operacional".
Gonçalo Lopes adiantou que o objetivo do município "é colocar o desporto o mais rápido possível a funcionar junto das populações mais jovens", salientando que a atividade é decisiva na estratégia de reerguer Leiria na sequência da depressão Kristin.
O presidente da AFL, Carlos Mota Carvalho, reconheceu que o impacto do mau tempo para o futebol distrital foi "um momento bastante triste", destacando o papel dos dirigentes desportivos para reerguer os clubes, muitas vezes a "única forma de coesão" de pequenas aldeias ou vilas.
Carlos Mota Carvalho disse ainda esperar que "nenhum clube fique para trás" com o reinício das competições.
Por seu turno, o presidente da FPP, Pedro Proença, anunciou que foi transmitido hoje à SAD da União de Leiria de que, "de hoje para diante, assim a Liga Portuguesa de Futebol Profissional possibilite", vai ser permitido que o clube "possa jogar os seus jogos das competições profissionais" nas instalações da Cidade do Futebol, concelho de Oeiras (Lisboa).
Pedro Proença adiantou que, além do jogo da seleção nacional de futebol, do qual "parte das verbas irão reverter para a reconstrução dos clubes" do distrito, a FPF vai "fazer ao longo destes tempos um conjunto de iniciativas", para, "de alguma maneira, minimizar aquilo que tem sido o esforço para este processo de retoma".
Após a assinatura do protocolo, o presidente da Câmara ofereceu à FPF uma telha, símbolo do trabalho em curso para reerguer Leiria.
A depressão Kristin danificou totalmente a cobertura do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
O estádio foi uma das cerca de 500 instalações desportivas de Leiria severamente afetadas pelos efeitos do mau tempo.
O estádio municipal, onde seleção portuguesa de futebol vai jogar o último encontro de preparação para o Mundial 2026, serve, além do futebol, vários desportos, como atletismo, ténis de mesa, pentatlo moderno, dança, bilhar, entre outros.
Dezoito pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo foram as mais afetadas.
A situação de calamidade que abrangia os 68 concelhos mais afetados terminou no domingo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.