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Rio da Vila passará por cima e por baixo das estações de metro de São Bento no Porto

Concelho do Porto registou, no sábado, em menos de duas horas, 150 pedidos de ajuda por causa das inundações.

11 de janeiro de 2023 às 13:37

O projeto da Linha Rosa da Metro do Porto prevê que um 'braço' do rio da Vila corra por cima e por baixo da ligação entre a atual e a futura estação de São Bento, fazendo um 'S' invertido.

O rio da Vila, curso subterrâneo de águas pluviais no Porto que correu à superfície no sábado, é alimentado por vários 'braços', uns vindos da zona da Avenida dos Aliados (cujo novo túnel de desvio já está a ser construído), e outros das ruas de Sá da Bandeira, 31 de Janeiro e da Madeira, existindo também um curso de águas pluviais proveniente da Rua do Loureiro.

É nesta confluência que se estão a desenvolver os trabalhos da construção da nova estação de metro de São Bento, no âmbito da empreitada da Linha Rosa, que contará também com as estações Hospital Santo António, Galiza e Casa da Música.

A nova estação de São Bento ligará à atual (da Linha Amarela, D) através de um túnel pedonal com inclinação de 5%, segundo os documentos do projeto de execução de outubro de 2019, consultados pela Lusa.

Os desenhos e o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE), de fevereiro de 2020, mantêm o desenho das condutas bem como as passagens pluviais, consultou também a Lusa.

A memória descritiva e justificativa do projeto esclarece que na passagem entre as duas estações de metro "há uma interferência com o traçado de desvio da galeria do rio da Vila, que cruza, por baixo, a galeria pedonal", e outra interferência "com o traçado de uma outra galeria pluvial proveniente da Rua do Loureiro, que por essa razão é parcialmente integrada na sua cobertura".

A opção tomada "permite simultaneamente o cruzamento da galeria do rio da Vila sob o acesso (um pouco acima do nível do cais da estação) e a inserção do troço da galeria proveniente da Rua do Loureiro sobre a cobertura do acesso", refere o texto.

Será ainda necessário integrar a galeria pluvial vinda da Rua do Loureiro "na laje de cobertura daquela estação [de metro atual], reduzindo localmente a sua espessura -- que passa de 1.0m para cerca de 0.4m."

Segundo os desenhos do projeto, a galeria do rio da Vila vinda de Sá da Bandeira irá rumo à entrada da estação de comboios de São Bento junto à Rua da Madeira, fazendo aí uma curva de cerca de 90 graus em direção à Praça Almeida Garrett, onde passará por debaixo da passagem pedonal, efetuando nova viragem de cerca de 90 graus em direção à conduta atual da Rua Mouzinho da Silveira, completando assim um 'S' invertido.

A nova estação, desenhada pelos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura, terá entradas na Rua dos Clérigos, no Largo dos Lóios, na Praça da Liberdade, na Praça Almeida Garrett e junto à Rua da Madeira, reconcebendo a função do antigo túnel pedonal dos Congregados, passagem inferior que esteve ativa entre 1964 e o início do século XXI.

Está também previsto um espaço de "memória do Rio da Vila", segundo o relatório base do RECAPE.

O concelho do Porto registou, no sábado, em menos de duas horas, 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade, disse naquele dia à Lusa fonte da Proteção Civil local.

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, disse que a Metro do Porto já estava, antes de sábado, a intervir num dos 'braços' do rio da Vila, através de uma estrutura nova que está agora em avaliação.

"Foi introduzida uma nova estrutura hidráulica lá [em] que, de facto, o curso do rio de Vila deixou de seguir o caminho livre que lá tinha, passou a encontrar uma estrutura", explicou.

A Metro do Porto pediu ao LNEC um estudo sobre as condições das obras na baixa, na sequência das enxurradas de sábado, com o objetivo de "perceber se há algum impacto da obra" em ocorrências como as sucedidas e se há alguma forma de melhorar, caso seja possível.

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