page view

“São as crianças que dão esperança ao Interior”

Mãe é educadora de infância e está muito preocupada com a baixa natalidade.

28 de dezembro de 2014 às 16:25

O Natal da família Barradas, residente em Monforte, foi mais especial este ano com o encanto à volta de Manuel Maria. O bebé, que nasceu a 11 de novembro, com 3,910 kg, no Hospital de Portalegre, é o segundo filho do casal e faz as delícias do irmão mais velho, Miguel Maria. "O Miguel recebeu muito bem o irmão", destacou ao CM Maria Cláudia Barradas, de 37 anos, mãe dos dois rapazes. "Ele está sempre por perto e muito curioso para saber o que se passa. Ainda é pequeno, mas de certeza que vai brincar muito com ele. Felizmente têm nascido vários bebés na nossa família nos últimos anos. Agora foi a nossa vez de repetir a experiência da maternidade e sentimo-nos muito felizes com um bebé calminho". Esta família do distrito de Portalegre – que no País é o que tem mais concelhos com baixa natalidade – não duvida de que só com o nascimento de mais crianças é possível assegurar o futuro de algumas terras do Interior. A mãe Maria Cláudia tem, aliás, uma posição privilegiada para fazer o retrato desta realidade, pois trabalha como educadora de infância, e traça um cenário longe do ideal.

"Notamos que há cada vez menos crianças a frequentar os infantários. Este ano foi mesmo muito acentuada essa diminuição. São as crianças que dão esperança ao Interior, e, se elas nascem cada vez menos, a população vai envelhecendo. No meu caso também pode colocar em risco o emprego", sublinhou, assumindo que, para já, a família não pensa em ter mais filhos, mas está feliz por ter escolhido ficar em Monforte.

"O Interior tem outro tipo de vantagens. Por exemplo, nós temos muita família por perto e oferece-nos um grande apoio, o que nas grandes cidades por vezes é mais difícil", concluiu o pai, Rui Barradas, de 39 anos que trabalha como gestor agrícola.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8