page view

Segurança trava manif na Ponte 25 de Abril

Por razões de segurança, o Ministério da Administração Interna (MAI) sugeriu à CGTP o uso da Ponte Vasco da Gama para a manifestação do próximo sábado em detrimento da Ponte 25 de Abril.  

12 de outubro de 2013 às 18:34

Em comunicado, o MAI destaca que ouviu o Conselho de Segurança da Ponte 25 de Abril e a PSP, "as duas entidades com competência legal para pronúncia sobre a matéria", que deram parecer desfavorável. "Não podendo, pois, ser utilizada a Ponte 25 de Abril, as entidades responsáveis pelas forças de segurança consideraram ser possível a utilização, em alternativa, da Ponte Vasco da Gama, uma vez que esta infraestrutura não coloca, para o fim em vista, os problemas de segurança identificados na Ponte 25 de Abril", destaca o MAI.

O Governo realça que foram ouvidas a Estradas de Portugal S.A. e a Lusoponte sobre esta alternativa, que não colocaram, então, objeções. No entanto, "a decisão cabe aos promotores da manifestação", acrescentou o MAI.

A CGTP já recusou esta hipótese, por considerar que os problemas levantados pelo Governo são ultrapassáveis. "Existem todas as condições para que ela [a Marcha 'Por Abril, Contra a Exploração e o Empobrecimento'] se realize nesse percurso. Na nossa opinião, não há razões para mudar", afirmou o dirigente Arménio Carlos.

O sindicalista questionou ainda a realização de outros eventos no tabuleiro da Ponte 25 de Abril, e que, por isso, não entendia os problemas acrescidos para a realização da marcha. "Se a Ponte 25 de Abril não levanta problemas de maior às meias maratonas, por que razão levanta problemas acrescidos à marcha da CGTP?", questionou.  A central sindical garante ainda que a PSP já disse que era capaz de garantir a segurança dos participantes nesta marcha durante a travessia da ponte, e sugeriram mesmo que as duas faixas laterais do tabuleiro da ponte não fossem utilizadas para a marcha.

A CGTP e o ministro da Administração Interna voltam a reunir-se na segunda-feira para discutir este tema.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8