Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Linha telefónica do SNS de apoio a idosos vai ser reativada

Ministério da Saúde vai reativar um serviço de apoio telefónico destinado a pessoas com 75 ou mais anos.
2 de Novembro de 2018 às 09:32
Idosos
Idosos
Casal de idosos
Idosos
Idosos
Casal de idosos
Idosos
Idosos
Casal de idosos
O Ministério da Saúde vai reativar a Linha Sénior do SNS 24, um serviço de apoio telefónico destinado a pessoas com 75 ou mais anos. Este "serviço biopsicossocial" arranca na primeira quinzena de dezembro.

A Linha Sénior será colocada em funcionamento três anos depois de ter deixado de funcionar. Na altura, o Governo alegou que precisava de enviar recursos para o atendimento relacionado com a gripe.

Esta linha vai começar por contactar 65 mil idosos de dois agrupamentos de saúde, um no Norte e outro em Lisboa e Vale do Tejo. De seguida, irá avaliar quem são os idosos frágeis. Os identificados como vulneráveis serão convidados a entrar no programa da Linha Sénior.

O serviço passará pelo acompanhamento telefónico semanal dos idosos vulneráveis, articulado com os cuidados de saúde primários que intervirão de acordo com as necessidades identificadas. Depois, o programa será alargado para outras zonas do país.

A Linha Sénior foi criada em abril de 2014 e chegou a contactar 20 mi pessoas, de duas em duas semanas. Acabou suspensa em dezembro de 2015.

O SNS 24 pretende ainda criar serviços de acompanhamento telefónico a grávidas e puérperas, e a doentes com diabetes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)