page view

Sindicato descontente com medidas da administração do Hospital de Santarém

Hospital “recruta” enfermeiros nos Centros de Saúde.

06 de janeiro de 2026 às 21:20

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria está a desviar enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários, afetos habitualmente aos centros de saúde, para prestar serviço no Hospital de Santarém e fazer face ao “pico” de utentes, provocado pelo aumento de casos de gripe e outras infeções respiratórias.

A medida foi comunicada aos enfermeiros numa reunião realizada esta segunda-feira, dia 5, e provocou descontentamento e até alguma indignação nestes profissionais de saúde, que expuseram o caso ao Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

A coordenadora da Direção Regional de Santarém do SEP, Helena Jorge, confirmou ao CM que a comunicação do conselho de administração causou “algum melindre” entre os enfermeiros, considerando que houve “deficiência de comunicação”, só resolvida na tarde desta terça-feira.

Segundo Helena Jorge, foi requisitado um enfermeiro por cada unidade, que irão prestar serviço numa área criada no hospital para acolher os chamados internamentos sociais, de doentes que já deveriam ter tido alta médica, mas não têm para onde ir.

A coordenada do SEP adianta ainda que, durante a conversa, recebeu a garantia que a situação vai durar apenas duas semanas e que, em primeiro lugar, será chamada a “prata da casa”, ou seja, enfermeiros que já prestaram serviço no Hospital, situação que não tinha sido referida na primeira reunião.

Contactado pelo CM, o Conselho de Administração da ULS Lezíria reconhece “uma afluência mais elevada de utentes ao Serviço de Urgência”, situação que “exige uma gestão mais rigorosa e, em determinados momentos, a implementação de medidas excecionais, garantindo sempre a prestação de cuidados de saúde em segurança”.

Entre essas medidas, estão “o ajustamento de atividade assistencial programada não urgente e a reorganização interna de camas e áreas de internamento, de forma a otimizar a resposta às situações agudas”.

Ainda de acordo com a administração, as escalas de enfermeiros já estão elaboradas até domingo, não se prevendo problemas como os ocorridos no início da semana.

Com esta transição de enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários para o HDS, há algumas valências que ficarão limitadas, casos dos tratamentos domiciliários.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8