page view

Sindicato dos Quadros e Técnicos Bancários adere à paralisação de 11 de dezembro

Para o sindicato, o atual Código do Trabalho é um "diploma atualizado e alinhado com a realidade laboral contemporânea".

05 de dezembro de 2025 às 11:08

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários vai aderir à greve de dia 11, anunciou esta sexta-feira, acrescentando que é a primeira vez que se junta a uma greve geral e que o faz pela gravidade da reforma laboral.

Em comunicado, o sindicato considerou o anteprojeto de revisão do Código do Trabalho "um retrocesso civilizacional, introduzindo alterações profundamente prejudiciais e injustificadas para os trabalhadores, nomeadamente do setor bancário".

Para o sindicato, o atual Código do Trabalho é um "diploma atualizado e alinhado com a realidade laboral contemporânea", pelo que não há razões para "uma revisão tão desequilibrada".

O SNQTB anunciou ainda que os trabalhadores seus associados que decidam fazer greve serão compensados financeiramente através do fundo de greve do sindicato.

Quando os trabalhadores fazem greve a empresa não paga esse dia de salário. Alguns sindicatos dispõem de um fundo de greve, uma reserva de dinheiro que compensa os associados que decidam aderir à paralisação.

O SNQTB tem 24 mil associados e é o maior sindicato de trabalhadores bancários no ativo, segundo fonte oficial.

A greve geral de 11 de dezembro foi convocada pela CGTP e pela UGT contra a proposta de revisão do Código do Trabalho e será a primeira paralisação das duas principais centrais sindicais desde junho de 2013, quando Portugal estava sob intervenção da 'troika'.

Ainda no comunicado, o SNQTB disse que também a confederação sindical União dos Sindicatos Independentes (USI), de que o sindicato é membro fundador, aderiu à greve geral, pelo que esta se vai tratar "da primeira greve geral desde o 25 de Abril convocada em simultâneo pelas três centrais sindicais".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8