page view

Sismo de 2.5 na escala de Richter sentido em Angra do Heroísmo

Abalo foi registado às 03h53 locais (04h53 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de um quilómetro a este das Doze Ribeiras.

03 de maio de 2023 às 11:13

Um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido esta quarta-feira de madrugada na ilha Terceira, no concelho de Angra do Heroísmo, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Segundo informação do 'site' do CIVISA, o abalo foi registado às 03:53 locais (04:53 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de um quilómetro a este das Doze Ribeiras.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada nas freguesias de Serreta e de São Bartolomeu, no concelho de Angra do Heroísmo.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" dos sismos e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da internet.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8