page view

Sismo de magnitude 2.9 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Crise sismovulcânica está em curso naquela ilha desde junho de 2022.

15 de dezembro de 2025 às 15:10

Um sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter foi sentido, esta segunda-feira, na Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso naquela ilha desde junho de 2022, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

De acordo com um comunicado do CIVISA, o sismo foi registado às 12h25 locais (13h25 em Lisboa) e teve magnitude 2,9 na escala de Richter e epicentro a cerca de 4 quilómetros a SSW (Sul-Sudoeste) de Altares, na ilha Terceira.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) em Altares, Serreta, Raminho (concelho de Angra do Heroísmo) e Biscoitos (concelho da Praia da Vitória)", informa o CIVISA.

Ainda segundo este centro, o evento foi também "sentido com intensidade IV em Santa Bárbara, Doze Ribeiras, Cinco Ribeiras, Terra Chã (concelho de Angra do Heroísmo) e Agualva (concelho da Praia da Vitória)".

"Foi também sentido com intensidade III em Quatro Ribeiras (concelho da Praia da Vitória) e São Bento (concelho de Angra do Heroísmo)", acrescenta, indicando que o sismo se insere "na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022".

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Com uma intensidade III o abalo é considerado fraco, é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", segundo o IPMA.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8