"Penso que há um grande desafio, na maioria das comunidades portuguesas" afirma o historiador Daniel Bastos.
A solidão e a doença são os principais problemas dos emigrantes portugueses mais velhos, agudizados com a crise do movimento associativo que a pandemia causou, segundo o historiador Daniel Bastos, autor de um novo livro sobre as comunidades.
"Crónicas -Comunidades, Emigração e Lusofonia" é o nome da obra, que será lançada no próximo dia 22, na qual o autor destaca "o empreendedorismo, a resiliência, a solidariedade das comunidades portuguesas, a riqueza do movimento associativo, as suas enormes potencialidades culturais, económicas e políticas", segundo destacou à agência Lusa.
No livro são ainda apontadas "as dificuldades que perpassam naturalmente as várias gerações", disse.
Sobre este aspeto, Daniel Bastos considerou que, no caso das gerações mais velhas, a questão da solidão e da doença são as que afetam mais estes portugueses, sobretudo nestes períodos de crise.
Essa solidão, que na opinião do historiador se deve ao facto de esses emigrantes estarem familiarmente desamparados, ou mesmo institucionalizados, "coloca claramente um problema complexo, sobretudo às gerações mais velhas".
E dá o exemplo da comunidade na Venezuela, "fruto da crise socioeconómica" que este país atravessa há vários anos e que se agravou.
Daniel Bastos atribuiu à crise que afetou o movimento associativo - que teve de fechar as portas durante a pandemia de covid-19, perdendo assim o rendimento das contribuições de que precisavam para estar em funcionamento -parte do agravamento da situação destes emigrantes mais antigos.
Isto porque muitas destas associações asseguravam o acompanhamento dos compatriotas, evitando assim o seu isolamento e minimizando o impacto das suas doenças.
Estas associações deparam-se ainda com dificuldades em captar ou atrair os lusodescendentes, o que põe em causa a sua sobrevivência a curto prazo, acrescentou.
Daniel Bastos defendeu iniciativas como a que está a nascer em Toronto, Canadá, em que a comunidade luso-canadiana está a construir um lar da terceira idade, direcionado precisamente para os compatriotas.
Sobre a evolução da emigração portuguesa, o historiador refere que "Portugal é um país de imigrantes" e "continua a ter milhares de portugueses que procuram o retorno da procura de melhores condições de vida. A questão do emprego continua a ser sempre o impulso decisivo na hora de partir".
"A verdade é que também temos conseguido, nos últimos anos, ser um país que tem atraído imigrantes, que tem fixado população estrangeira no seu território, que tem dado um contributo decisivo para o nosso desenvolvimento e nos permite, por via disso, combater ou procurar diluir o envelhecimento da população e contribui para o desenvolvimento e o crescimento económico do país", indicou.
Sobre um eventual regresso dos emigrantes portugueses ao país de origem, o historiador acredita que será possível "em algumas situações, daqueles que têm retaguarda familiar cá [Portugal]".
Contudo, em relação às comunidades portuguesas mais atingidas por problemas de natureza económica, como no caso da Venezuela, o historiador não vê "grandes condições para esse regresso ou retorno definitivo".
"Vejo, sim, o espírito de solidariedade e entreajuda, sobretudo daqueles que têm mais possibilidades, para apoiarem e ajudarem nos territórios de acolhimento os nossos emigrantes", afirmou.
Para Daniel Bastos, o primeiro grande desafio que se coloca aos emigrantes portugueses passa pela "reestruturação do movimento associativo".
"Penso que há um grande desafio, na maioria das comunidades portuguesas, de criar espaços únicos que alberguem os vários meios associativos, uma espécie de casa comum que permita diluir diferenças e potencializar os parcos recursos de cada um cada um deles", adiantou.
O novo livro de Daniel Bastos, que conta com um prefácio escrito por Marques Mendes, tem capa assinada pelo pintor Orlando Pompeu.
O historiador é atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, sediado em Fafe, e da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pelo Governo.
É da sua autoria os livros "O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores" e "Dias de Liberdade em Portugal", que Daniel Bastos publicou com Gérald Bloncourt, fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa, falecido em 2018, e que será homenageado no dia da apresentação da obra, na Sociedade de Geografia de Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.