Um em cada cinco portugueses com mais de 15 anos é fumador.
1 / 6
Os portugueses têm dado alguns passos certos para reduzir problemas respiratórios, revela um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa, que indica que um em cada cinco portugueses maiores de 15 anos é fumador (20%). O número é inferior ao da média europeia (28%).
Os dados mostram melhorias, mas para os especialistas ainda há muito a fazer já que o consumo de tabaco é responsável por uma elevada mortalidade. De acordo com a OMS Europa, só em 2016, morreram quase 12 mil pessoas por doenças associadas ao tabaco. "Está provada a associação do tabaco a mais de 20 doenças.O risco de desenvolver cancro do pulmão é diretamente proporcional ao consumo diário de cigarros e ao número de anos de tabagismo", explica ao CM a médica e responsável pela consulta de cessação tabágica no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, Eduarda Pestana.
A especialista lembra ainda que "não restam dúvidas de que o tabaco também está implicado no desenvolvimento de doenças respiratórias como a bronquite crónica, doença pulmonar obstrutiva cónica ou até de doenças cardiovasculares" como enfartes e tromboses.
O MEU CASO
"Nunca mais peguei num cigarro"
Palmira Correia começou a fumar aos 18 anos, quando entrou na Universidade. "Fui aumentando o número de cigarros diários, até que cheguei aos dois maços diários", disse ao CM. A assessora de comunicação, de 60 anos, reduziu o número de cigarros quando engravidou, por indicação do médico. "Um dia fui almoçar fora com a minha mãe e a seguir ao almoço acendi o tão desejado cigarro. Nesse momento a minha mãe recomendou-me que aproveitasse a gravidez para deixar de fumar, já que ia precisar de saúde para criar o meu filho e assim foi. Nunca mais peguei num cigarro", lembra.
Terapia com choques nas orelhas para deixar o vício
Os problemas associados ao tabaco são conhecidos, assim como algumas formas para deixar de fumar. A mais recente, e cuja procura tem aumentado, chama-se auriculoterapia ou eletroterapia auricular, que consiste em "estimulação elétrica do pavilhão auricular, ou seja, das orelhas", explica ao CM a pneumologista Susana Moreira, realçando que a técnica tem sido descrita como "segura e eficaz, mas na verdade não tem reconhecidos estudos científicos a demonstrar a eficácia".
Há casos em cuja técnica consiste também em choques no nariz. A eletroestimulação tem como objetivo impulsionar as redes de neurónios em regiões cerebrais inibidoras de comportamento, aumentando a capacidade de resistir à necessidade de fumar. Em Portugal, o procedimento ainda não é realizado em muitas unidades e o preço é variável. Outro método para deixar o vício do tabaco são os adesivos de nicotina.
O tratamento, que fornece ao organismo a dose de nicotina sem criar dependência, dura cerca de três meses. É possível adquiri-los nas farmácias.
Preocupação com fumo passivo
Os médicos têm-se mostrado preocupados com o impacto do tabaco nos fumadores passivos. "Na criança, a exposição ao fumo do tabaco é de particular preocupação, não só pelas doenças respiratórias que podem ocorrer, mas também pelo risco de morte súbita", explica a coordenadora da Unidade de Pneumologia do Hospital dos Lusíadas em Lisboa, Susana Moreira.
DISCURSO DIRETO
Susana Moreira, Pneumologista no Hospital dos Lusíadas
"Melhoria do olfato e da pele"
CM - Que benefícios imediatos tem uma pessoa que deixa de fumar?
Susana Moreira - A melhoria do olfato, do paladar e do aspeto da pele. No primeiro ano, ocorre melhoria dos sintomas respiratórios e redução do risco cardiovascular, embora só ao fim de 15 anos o risco de doença coronária iguala o do não fumador.
CM - E a longo prazo?
Susana Moreira - Após cinco anos, o risco de acidentes vasculares cerebrais, como trombose ou hemorragia cerebral iguala o do não fumador.
CM - A probabilidade de vir a ter cancro do pulmão iguala também a do não fumador?
Susana Moreira - O risco de cancro do pulmão nunca chega a ser igual ao de um não fumador. Ao fim de 15 anos, o risco reduz-se substancialmente, mas é sempre superior.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.