Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Três milhões de portugueses são hipertensos

Maioria dos doentes não tem a doença controlada.
Cristina Serra 24 de Dezembro de 2016 às 07:00
A alimentação rica em sal e gorduras contribui para o aparecimento da hipertensão arterial
A alimentação rica em sal e gorduras contribui para o aparecimento da hipertensão arterial FOTO: Istockphoto
Três milhões de portugueses, o que representa um em cada três cidadãos, são hipertensos, e a maioria não tem a tensão arterial controlada, o que pode resultar em problemas graves de saúde, como a ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) ou um enfarte do miocárdio.

O aparecimento de problemas renais é outra consequência da hipertensão, para a qual contribuem estilos de vida que não são saudáveis, como o excesso de sal, frequentemente escondido em comida pronta ou pré-confecionada, e gorduras.

"Há pessoas que têm tendência genética para desenvolver hipertensão arterial, mas a grande maioria das pessoas adquire a doença devido a estilos de vida errados, como o consumo elevado de sal e gorduras, a falta de exercício físico e a obesidade", sublinha ao CM Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Segundo o especialista, os acidentes vasculares cerebrais e os enfartes do miocárdio "são evitáveis" e ,para isso, é necessária a adoção de estilos de vida adequados e o controlo dos fatores de risco, como a tensão alta, níveis de colesterol elevados, tabaco, diabetes e obesidade.

Para prevenir o aparecimento de hipertensão arterial, os especialistas recomendam que se deixe de utilizar sal de mesa, devendo ser substituído por ervas aromáticas e sumo de limão.

Devem também ser evitados os alimentos salgados ou aos quais tenha sido adicionado sal durante a sua preparação, como é o caso de enchidos, enlatados, alimentos pré-preparados, aperitivos ou ainda águas minerais com gás.

Segundo os especialistas, o consumo de bebidas alcoólicas também deve ser evitado e o excesso de peso deve ser combatido, através do exercício físico e uma dieta alimentar moderada.

Os médicos alertam para alguns sintomas que caracterizam a hipertensão arterial, como sejam as tonturas, frequentes hemorragias pelo nariz, e ainda dores de cabeça regulares.
Manuel Carrageta presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia saúde condição física hipertensão
Ver comentários