Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Vaca ajudou a capturar touro

Touros alentejanos de 400 quilos que andaram fugidos em Aldão, são hoje abatidos.
9 de Agosto de 2013 às 01:00
Touro de 400 quilos esteve fugido 12 horas
Touro de 400 quilos esteve fugido 12 horas FOTO: DR

São hoje abatidos os dois touros alentejanos, com cerca de 400 quilos, que anteontem à noite fugiram do curral onde viviam, em Aldão, Guimarães. A ajuda de uma vaca foi determinante para atrair o último animal em fuga, que foi procurado durante toda a noite pelo seu criador. Estava a um quilómetro de casa. A GNR ajudou nas buscas.

"Levei uma vaca que pedi emprestada a um amigo e foi ela que o atraiu para dentro da carrinha", contou ao CM Joaquim Rodrigues, dono dos dois touros que anteontem desapareceram da sua propriedade, na rua da Vitória, Aldão. Um descuido da mulher do criador de gado levou à fuga dos dois animais.

Os animais, que estavam na propriedade há dez dias, fugiram na primeira oportunidade. Um dos touros foi capturado poucas horas depois, nas imediações da quinta, com ajuda de familiares e vizinhos do criador. O outro, conseguiu escapar e passou toda a noite ao relento.

Logo pela manhã, Joaquim Rodrigues, que tem um talho em Guimarães, localizou o último animal fugitivo na ciclovia, a menos de um quilómetro de casa. "Ele ainda tentou fugir, quando percebeu que estava a entrar no camião, mas já não teve hipóteses", contou o criador, adiantando que a fuga acabou por antecipar o abate dos dois animais, que estava previsto para finais de setembro.

Em Aveiro, um grupo de populares promove amanhã uma busca por ‘Marreta’, o touro de 500 quilos que esteve fugido em Viana e que depois foi vendido a uma associação de proteção de animais, de onde escapou.

touro vaca Guimarães animal Aldão GNR
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)