page view

Vinte refugiados chegam sábado a Penela

Quota estabelecida entre Portugal e o ACNUR.

06 de novembro de 2015 às 15:53

Um grupo de 20 refugiados chega a Penela, distrito de Coimbra, no sábado, ao abrigo da quota anual estabelecida entre Portugal e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou hoje a Fundação ADFP.

Estes refugiados integram um grupo de 45 pessoas que chegam a Portugal, no âmbito do mesmo programa com o ACNUR, ficando os restantes 25 na região da Grande Lisboa.

A Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, que lidera um projeto-piloto no distrito de Coimbra dirigido ao apoio a refugiados com outros parceiros locais, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e vários organismos públicos, explicou que "o primeiro objetivo é o acolhimento de 20 pessoas em quatro apartamentos de tipologia T3 durante dez meses".

Os 20 refugiados contarão com o "apoio de uma equipa multidisciplinar: intérprete, professora de português, socióloga, antropóloga, psicólogo, enfermeira e técnica serviço social".

"Nesta equipa de integração há várias nacionalidades: ucraniana, tunisina e um português que foi emigrante em França. A Fundação acredita que o multiculturalismo da equipa técnica facilitará um bom trabalho na integração e inclusão", referiu a Fundação ADFP.

Através desta nota de imprensa anuncia-se também que os refugiados ficarão instalados na residência Paz e que se pretende conceder-lhes as "condições necessárias à integração socioprofissional e um nível de vida digno e equiparável aos cidadãos nacionais".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8