page view

Viseu fica sem transportes a partir do dia 1 de março

Câmara aprovou ajuste direto no valor de 9 milhões de euros, mas exigiu compra de quatro novos autocarros.

25 de fevereiro de 2025 às 12:23
A carregar o vídeo ...

“É o único meio de transporte que temos”: Populares preocupados com fim de autocarros em Viseu

Os transportes públicos de Viseu vão parar já partir deste sábado. A empresa Berrelhas, que detém a concessão do MUV (Mobilidade Urbana de Viseu), já colocou um aviso ao público. Segundo apurou o Correio da Manhã, em causa está uma exigência da câmara de Viseu ‘camuflada’ no ajuste direto que propôs fazer, no valor de 9 milhões de euros. “A câmara de Viseu enganou-nos. Armou-se em salvadora e aprovou um ajuste direto para a continuidade do serviço por um valor de cerca de nove milhões de euros, para os próximos dois anos, até ser feito novo concurso. Porém, no caderno de encargos, exigiu a compra de quatro novos autocarros para substituir os velhos. E desta forma, com má-fé, não dá para continuar”, explicou fonte da Berrelhas que pediu para não ser identificada.

No documento que está afixado no balcão de informações do MUV e nos autocarros, e que é assinado pela gerência, pode ler-se: a empresa “viu-se forçada a tomar esta decisão” por entender que a solução apresentada pela Câmara Municipal não é viável. A Berrelhas fala numa “absoluta impossibilidade de manter a exploração do serviço de transporte altamente deficitário” e na “impossibilidade técnica e financeira da aplicação da solução alternativa apresentada pela Autoridade de Transportes competente”.

O Correio da Manhã tentou uma reação junto da câmara de Viseu mas, até ao momento, ninguém do executivo liderado por Fernando Ruas se mostrou disponível para comentar o caso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8