Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Vive só em prédio que está em risco de ruir

Casa com ratazanas e sem condições de habitabilidade.
Cristina Serra 29 de Maio de 2016 às 21:11
Odete Graça vive numa casa sem condições, na freguesia do Beato
Odete Graça vive numa casa sem condições, na freguesia do Beato FOTO: Pedro Catarino
Odete Graça, de 85 anos, vive numa casa num prédio que ameaça ruir. É a única moradora do número 71 da rua Capitão Roby, em Lisboa. O caso está sinalizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e autarquia.

Veem-se buracos nas paredes e no chão da casa, tábuas e vidros a tapar os buracos para não deixarem passar as ratazanas para o interior, apesar do veneno espalhado pelo chão. É neste ambiente irrespirável que vive a idosa que, conta ao CM, tem medo que o prédio desabe sobre si.

"Tenho muito medo de viver aqui. Já pedi a uma vizinha para me deixar dormir num cantinho da casa dela se o prédio ameaçar desabar", conta a idosa, que, contudo, recusa ir para um lar. "Trabalhei muitos anos num lar e sei como tratam mal os velhos", justifica. A idosa tem um filho, o qual, alega, não tem condições para a acolher.


Odete não quis aceitar apoio domiciliário, porque a casa não tem condições para receber a equipa para a ajudar a tomar banho ou preparar uma refeição.

Ao CM, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa diz que os técnicos efetuaram várias visitas e vistorias, tendo a idosa "recusado qualquer tipo de apoio". A Câmara de Lisboa diz que o prédio é propriedade privada, sendo as obras de conservação da responsabilidade do proprietário. A autarquia intimou o proprietário para realizar obras ainda durante este ano.
Odete Graça Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Câmara de Lisboa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)