4 vezes mais forte que o T-Rex

Paleontologistas noruegueses fizeram uma descoberta que atraiu a atenção internacional: encontraram, no arquipélago de Svalbard, no Árctico, a mil quilómetros do Pólo Norte, um esqueleto completo de um pliossauro: aquele que foi um dos maiores predadores marinhos da História.

21 de março de 2009 às 00:30
4 vezes mais forte que o T-Rex
Partilhar

O maior pliossauro de sempre nadou nos mares da Terra há 150 milhões de anos, no Jurássico, tinha 15 metros de comprimento, uma fileira de dentes com 30 centímetros d pesava 45 toneladas. Era capaz de alcançar uma potência no ataque que faria o temido Tiranossauro Rex – considerado o maior predador carnívoro entre os dinossauros – parecer pequeno.

O pliossauro, que viveu quando o arquipélago de Svalbard estava submerso, "é um tipo de plesiossauro, réptil marinho contemporâneo dos dinossauros. Os pliossauros tinham um pescoço mais curto e um crânio maior do que a maioria dos plesiossauros", afirma Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã. A cabeça da nova espécie tinha o dobro do tamanho da de um T-Rex.

Pub

A equipa, com a ajuda do biólogo Greg Erickson, da Universidade da Florida (EUA), descobriu que uma mordidela do monstro teria quatro vezes mais força do que a do T-Rex (a sua mandíbula tinha uma força estimada em 16 toneladas). Até este carnívoro poderia tornar-se comida se caísse nos mares do Jurássico.

PORMENORES

ALIMENTAÇÃO

Pub

Os pliossauros alimentavam-se de presas tão grandes como os ictiossauros e outros pequenos plesiossauros.

PREDADOR

A sua anatomia e estratégia de caça tornaram-no um predador absoluto, o animal mais perigoso.

Pub

GIGANTESCO

Era suficientemente grande para abocanhar um automóvel e parti-lo ao meio.

CELACANTO

Pub

Os celacantos (peixe anterior aos dinossauros) existiriam há 300 milhões de anos, o dobro do tempo dos pliossauro

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar