Caitlyn Jenner partilha a sua experiência enquanto transgénero
"Não há nada como acordar, olhar ao espelho, sair à rua e seres quem és", disse.
Os palcos não são estranhos para Caitlyn Jenner, que há 40 anos dá palestras sobre sucesso. No entanto, falar para o público enquanto mulher é ainda uma novidade para ela que, durante anos, foi conhecida como o atleta medalhado Bruce Jenner.
"Nessa altura, falava com as pessoas, mas elas não sabiam que, por baixo da minha roupa, estava de soutien", confessa. Para Jenner, a melhor parte da sua transformação é poder falar em público "sem segredos". "É assim que temos de viver", defende.
Agora, aproveita a oportunidade de discursar para chamar a atenção para a sua "comunidade", assegurando que os transgénero são "os menos compreendidos" do mundo LGBT.
"É um problema que não tem fronteiras e que tem a ver com a identidade, com quem tu és", desabafa, dando como exemplo uma pessoa que nasce canhota e tem de aprender a ser destra por pressão da sociedade.
"Lutei muito por isto nos anos 80 porque não queria ser uma velhota a fazer isto, mas descobri que as velhotas são bem fixes", brincou.
"Tenho muito orgulho nos meus filhos"
"Falei com calma com cada um deles. Tenho muito orgulho dos meus filhos e sabia que ia ultrapassar todos os problemas com a minha família", confessa, adiantando que está a aproveitar esta difícil transformação para ajudar quem vier a seguir.
"O que quero é tornar este problema mais fácil para as próximas gerações", assegura. Até porque "não há nada como acordar, olhar ao espelho, sair à rua e seres quem és".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt